Assistência Social de Cunha Porã promove reunião de planejamento com idosos

Encontro serviu para o planejamento e esclarecimento de dúvidas | Foto: Viviane Seben/Ascom Prefeitura

Encontro serviu para o planejamento e esclarecimento de dúvidas | Foto: Viviane Seben/Ascom Prefeitura

11/01/2018 - 12h45

A Secretaria de Assistência Social de Cunha Porã promoveu, na tarde de terça-feira (9) no Salão Nobre da Prefeitura, reunião de planejamento envolvendo as lideranças dos 14 grupos de idosos em atividade no município. O encontro foi coordenado pela secretária de Assistência Social Ilhana Piazzolo e contou também com a presença do prefeito Jairo Ebeling que esclareceu dúvidas com relação a licenças e ressaltou a importância destes encontros para o bem-estar dos idosos.

Na ocasião Ilhana abordou diversos temas, a exemplo da parceria na sequência dos encontros realizados mensalmente pelos grupos. Também foi tratado sobre os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), cuja fase municipal deverá ocorrer entre os meses de fevereiro e março, sendo que as inscrições paras as modalidades em disputa já estão abertas. Já a etapa regional será sediada por Cunha Porã e está prevista para ocorrer em abril.

Outro aspecto debatido no encontro foi com relação a ação social que a Secretaria deu início ainda em 2017, em parceria com a Farmácia Líder Farma, e consiste em levar informações aos grupos de idosos, familiares e cuidadores. Neste ano, a cada mês esta atividade será desenvolvida em um grupo, contando com explanações sobre os mais diferentes temas que tem como foco a qualidade de vida dos idosos. Também foi dialogado sobre mais uma edição do Kerbfest que está confirmada para 2018.

Vigilância Sanitária

Paralelo ao planejamento dos encontros mensais nos grupos de idosos, também esteve presente a fiscal da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, Ana Paula Weber da Rosa, que tratou sobre “Noções gerais de higiene na manipulação de alimentos”. Segundo a profissional é preciso ter cuidado com todo alimento servido ao público, desde o preparo até o momento de servir.

Ana Paula destacou que é importante manter a higiene pessoal; do ambiente e dos utensílios, para que não haja contaminação nos alimentos oferecidos em encontros e festas. Outra medida que a fiscal da Vigilância Sanitária explicou foi com relação ao armazenamento de forma adequada, por 72h, de uma porção de todos os alimentos que são preparados para o consumo em festas e eventos. Segundo ela, esta medida permite a segurança dos que estão trabalhando no evento, e também daqueles que vão ingerir estes alimentos.

Avaliação

De acordo com a secretária de Assistência Social, Ilhana Piazzolo, este encontro de início do ano teve como principal objetivo planejar as ações. Além de ser um momento de esclarecimento de dúvidas e aprendizado conjuntamente. “Foi um encontro produtivo e que norteou as atividades para este ano de 2018”, cita Ilhana Piazzolo. 


  • por
  • Kia Chavious
  • FONTE
  • Ascom/Prefeitura



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook