Cidades do RS registram neve e chuva congelada

20/08/2020 - 18h25

Pelo menos três cidades do Rio Grande do Sul registraram neve e chuva congelada no início da tarde desta quinta-feira (20). Segundo a Somar Meteorologia, em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, houve neve e chuva congelada ao mesmo tempo.

Já em Nova Petrópolis e em São José dos Ausentes, moradores registraram chuva congelada. 

Veja as temperaturas mais baixas registradas pela estação do Inmet às 14h desta quinta-feira (20):

São José dos Ausentes: 3,4°C

Canela: 3,6°C

Cambará do Sul: 4,6°C

Bento Gonçalves: 5,4°C

Vacaria: 7,3°C

De acordo com a meteorologista da Somar, Cátia Valente, há casos em que ambos os fenômenos ocorrem ao mesmo tempo. Segundo ela, a chuva congelada acontece quando a água das precipitações atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície.

Já a neve é uma precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo — ou seja, a água precipita já em estado sólido. Esses cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores que -20ºC, mas só chegam em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria, ao contrário da chuva congelada ou congelante, em que o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta.

Chance neve em outras cidades da Serra

Nos altos da serra gaúcha, ainda é possível que neve entre quinta e sexta-feira (21). A próxima madrugada será de tempo instável na Serra.

De acordo com a Somar, ainda tem nebulosidade deixada após a passagem de uma frente fria, e o ar polar já está avançando, por isso há chance para nevar nas áreas serranas durante a madrugada e até no período da manhã.

Veja a previsão do tempo em algumas cidades da Serra:

Cambará do Sul -2ºC/9ºC

Encruzilhada do Sul 1ºC/15ºC

São José dos Ausentes -4ºC/6ºC

Bom Jesus -3ºC/8ºC

Caxias do Sul 1ºC/10ºC

Bento Gonçalves 1ºC/11ºC

Vacaria -3ºC/8ºC

Gramado 0ºC/8ºC

Canela 0ºC/8ºC

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook