Dicas para prevenirmos as doenças de inverno

20/06/2018 - 14h58

As doenças respiratórias transmissíveis, como as gripes e resfriados e o agravamento de doenças crônicas como a asma, estão entre as principais patologias do inverno. Estamos em uma época do ano que contribui para uma maior circulação de vírus e bactérias, tendo em vista que o ar fica mais seco e as temperaturas mais baixas.

Sentimos maior proteção quando estamos em um ambiente fechado, mas é ilusório pensar que estando com o corpo quente, estamos 100% seguros das doenças transmissíveis. O hábito de deixar portas e janelas fechadas proporciona um local ideal para a proliferação de vírus e bactérias, sendo que alguns microrganismos podem sobreviver até 96 horas. Isso mesmo, basta um espirro de alguma pessoa contaminada para a doença se alojar no ar.

Um ambiente ventilado faz bem para a saúde em qualquer estação do ano. Mas isso não significa que devemos deixar o calor de lado, afinal, quem não gostar de sentir-se aquecido. Manter o corpo bem agasalhado no inverno é uma medida de prevenção a reações extremas. Quanto menos frio a gente sentir, menos calor perdemos.

Além dessas duas importantes dicas de prevenção às doenças, listamos outras medidas necessárias e muito eficientes:

- Realizar atividades físicas;

- Beber bastante líquido,

- Ingerir alimentos ricos em vitamina C;

- Trocar com frequência as roupas de cama

- Lavar as mãos frequentemente, o dia todo;

- Secar as roupas/cobertores no sol;

- Utilizar a etiqueta da tosse (tossir ou espirrar no antebraço), não em suas mãos que são importantes veículos de contaminação;

- Dar preferência a materiais que facilmente possam ser limpos e não acumulem poeira.

banner responsivo

  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Natacha Cristina Melz Zappani - Enfermeira do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – COREN/SC 383814



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

SIGA-NOS