Entenda como falha modificou dados sobre a Covid-19, em SC

31/08/2020 - 19h06

Uma falha no sistema de acompanhamento da pandemia fez com que mais 32.882 casos de Covid-19 fossem adicionados aos dados oficiais. Assim, o total de casos confirmados até este domingo (30), saltaria de 146.864 para 179.746 confirmações.

A informação foi confirmada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) nesta segunda-feira (31). De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, a falha aconteceu por dois motivos.

“Fomos atrás das diferenças e descobrimos que nós tínhamos muitos casos que davam entrada com a grafia do nome diferente do paciente e por mais de uma porta de entrada, digamos assim, para o sistema que acabavam caracterizando para SC digital, base administrada pelo Ciasc, como uma duplicidade e sendo duplicidade é eliminado”, disse.

De acordo com Bittencourt, os dados foram resgatados para fazer equivalência com as bases mantidas dos municípios. Cerca de 14 mil resultados estariam nesta situação.

Os demais são resultados de exames laboratoriais que o SC Digital capta dos resultados da rede privada. “Muita vezes a expressão do resultado é uma expressão numérica, que para a gente dizer que é positivo ou não tem que olhar o padrão ao qual aquele exame se refere. O sistema não é preparado para isso”, afirma. Outros 16 mil exames se encaixam nesse padrão.

O número de óbitos não foi afetado pela falha, disse a superintendente. A curva que mostra a evolução da pandemia no Estado, com pico em julho, “é praticamente a mesma”, com o dia com registro de mais casos se mantendo.

“Distribuídos ao longo do tempo não altera a curva de contágio no Estado. Com isso nós fazemos a adequação e passamos a ter um monitoramento mais refinado”, conclui.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook