Fase Oeste do Estadual de Amadores ameaçada de não sair por falta de datas
Competição deveria ter iniciado dia 29 de março com término previsto para o final de julho. Em função da quarentena por causa do coronavírus, esse calendário não poderá ser cumprido.

11/04/2020 - 17h57

Até 30 de maio estão suspensos os eventos esportivos em Santa Catarina. A decisão foi anunciada neste sábado (11) pelo governador Carlos Moisés, que resolveu estender até aquela data a quarentena no estado, como uma das ações de combate ao coronavírus. Números atualizados revelam que em Santa Catarina já foram registrados 732 casos do Covid-19 e 21 óbitos provocados pela doença.

Desta forma, as competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE) e os campeonatos promovidos pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) também estão suspensas. A decisão coloca em risco a realização da fase Oeste do Estadual de Amadores, que hoje é, indiscutivelmente, uma das mais importantes competições para os clubes da região.

O campeonato deveria ter iniciado dia 29 de março. Como todos os certames da FCF foram paralisados ou suspensos, a Liga Esportiva Fronteirista (LEF), responsável pela organização da Fase Oeste, vive em compasso de espera. Dependendo do caso, segundo informou o departamento técnico da LEF, a competição está ameaçada até não sair. 

"Tudo depende do governador, num primeiro momento, e depois da Federação", colocou Thiago Caspers. O dirigente relata que em princípio a Fase Oeste deveria terminar até o final de julho. "Vamos ver se a FCF mantém o calendário atual ou se vai alterar", explicou. A fase estadual, com representantes das cinco regiões, está prevista para começar em 5 de setembro. 

Caspers admite a possibilidade do campeonato regional mudar de formato, em função da falta de datas. Em princípio, a competição será disputada por 12 agremiações. Elas foram distribuídas em três chaves com quatro clubes cada. Na primeira fase, todos jogam contra todos, dentro do respectivo grupo, em turno e returno, classificando-se à segunda etapa os dois primeiros colocados de cada chave e mais os dois melhores terceiros colocados. A partir da 2ª fase começa o mata-mata até serem conhecidos o campeão e vice, que representarão a região na etapa estadual.

A fase Oeste vai exigir 12 datas. São seis rodadas na primeira fase e mais seis para as quartas de final, semifinal e final. Se o campeonato iniciar no primeiro domingo de junho, dia 7, e os jogos obedecerem rigorosamente suas datas, terminará em 23 de agosto. Mas, por enquanto, são apenas conjecturas. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook