Fumaça das queimadas no Pantanal chegam ao Sul do Brasil
No Extremo Oeste de Santa Catarina o céu por vários dias foi tomado por um tom cinzento, tornando o clima quente e abafado

Mesmo se pondo mais cedo por causa da fumaça, o sol manteve a sua beleza

Mesmo se pondo mais cedo por causa da fumaça, o sol manteve a sua beleza

03/10/2020 - 07h05

Nos últimos dias o céu da região de fronteira de Santa Catarina com a Argentina ficou cinzento. Em determinados momentos, a fumação chegou a esconder o sol, tão densa era sua formação. Mesmo com brisa, o clima não se modificou, tornando a temperatura bastante elevada e abafada.

A grande quantidade incêndios que estão ocorrendo nesta temporada no Pantanal vem trazendo um sério prejuízo ambiental ao Brasil. Porém, não só no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Outros estados brasileiros estão tendo influência através da fumaça que se espalha e provoca queda na qualidade do ar.

Pela distância que estamos do Pantanal talvez seja dificil, ou pelo menos curioso, entender como essa fumaça pode chegar até o nosso Estado. Para isso, é preciso falar sobre um vento que ocorre em altitude. Mais ou menos a 1,5 km de altura da superfície. 

Esse vento sopra do Sudeste do Oceano Atlântico em direção ao Noroeste do Brasil, ou seja, vai em direção à floresta Amazônica no Norte do país. Em seguida esse vento é bloqueado pelos Andes que forma um "corredor" que canaliza esse vento em direção ao Sul do Brasil. 

O que muda ao longo do ano é a posição desse jato. Poder mais ao Norte de SC, na altura do Estado, ou até mesmo mais ao Sul. Ele é o responsável por trazer nestes últimos dias a fumaça dos incêndios do Pantanal  para o nosso Estado.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • NSC



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook