Gean Loureiro, do PMDB, é eleito prefeito de Florianópolis

30/10/2016 - 20h48

Em uma disputa muito acirrada, o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) foi eleito prefeito de Florianópolis (SC) neste domingo (30). A vitória significa o retorno do partido à chefia do Executivo. Loureiro se manteve à frente de Angela Amin (PP) em todas as pesquisas realizadas no segundo turno.

Com 100% das urnas apuradas, Loureiro foi eleito com 50,26% contra 49,74% de Amin. A diferença foi de apenas 1.153 votos em um universo de 222.733 votos válidos.

A vitória do peemedebista reforça a alternância de poder entre o partido e o PP na prefeitura da capital catarinense. Nos últimos 16 anos esses grupos se revezaram no poder.

Loureiro é afilhado político do senador Dario Berger (PMDB), que foi prefeito de Florianópolis por dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012. Nos planos do partido, Loureiro seria o herdeiro natural ao cargo.

Mas, em 2012, o aliado da família Amin Cesar Souza Junior (PSD) acabou vencendo a eleição em uma disputa apertada. O vice de Cesar foi João Amin, filho do deputado federal Esperidião Amin, que já foi governador do Estado, e de Angela Amin, que também foi prefeita por dois mandatos, antes de Berger.

Além do apoio de Berger, o peemedebista foi beneficiado por uma coligação ampla de 15 partidos (PMDB / PSDB / DEM / PDT / PRB / PRTB / PSC / PTB / PTN / SD / PR / PRP / PPS / PPL / PTC).

Loureiro, 43, nasceu em Florianópolis, é formado em direito e administração, além de mestre em engenharia de produção e doutorando em engenharia do conhecimento. Foi eleito vereador aos 19 anos, sendo o mais jovem eleito para o cargo na cidade. Foram cinco mandatos seguidos de vereador antes de se candidatar --e ser eleito-- deputado federal, em 2010. Em 2014, foi eleito deputado estadual.


  • por
  • Kia Chavious



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook