Guaraciaba em Situação de Emergência por causa da estiagem

29/04/2020 - 16h34

O prefeito de Guaraciaba, Roque Luiz Meneghini, assinou o Decreto nº 65, de 28 de abril de 2020, através do qual declara Situação de Emergência no Município, aem função da estiagem. Segundo Meneghini, em reuniões com o Conselho Agrícola e também com os membros da Defesa Civil, foi dado o parecer para que o decreto fosse realizado. Conforme dados levantados até o momento, já foram mais de R$ 8 milhões em perdas agropecuárias e a Secretaria de Agricultura está fornecendo o abastecimento de água para 20 propriedades.

Consta no Decreto que esta situação de anormalidade afeta com maior intensidade a área rural do município, a armazenagem dos reservatórios de água, e as lagoas e açudes da área rural que já estão em níveis próximos a críticos. Meneghini destaca que uma cópia do Decreto juntamente com a documentação necessária aos órgãos estadual e federal para as devidas finalidades legais.

Em virtude disso, algumas ações já foram pensadas através da Defesa Civil em parceria com a Administração Municipal. Uma delas é a conscientização da população quanto à captação da água das chuvas que venham a ocorrer, porém a perspectiva de chuvas até o final deste ano não são boas, portanto é necessária essa prevenção com os reservatórios, principalmente no interior do município. Outra ação que será intensificada no município é sobre a recuperação de fontes ou abertura de novas fontes de água nas propriedades, trabalho este feito através das Secretarias de Obras e Agricultura.

Ações com o intuito de economizar água sendo: tomar banhos mais curtos, cuidado com os vazamentos, aposte em sistemas de reutilização – por exemplo, captar águas das próximas chuvas, cuide da água da piscina para que possa ser utilizada, não utilize a mangueira para lavar calçadas, não lavar os veículos neste momento, lave a roupa com menos frequência – prefira lavar quando acumular mais peças, são alguns cuidados básicos e que devem ser inseridos no dia a dia da população do município para o auxílio e para que a situação não se agrave ainda mais.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ASCOM/Prefeitura



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook