Mais saúde, menos gordura: Atividade física e alimentação adequada auxiliam a prevenir a obesidade

15/09/2017 - 15h12

banner responsivo




A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade, estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos, psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30.

A obesidade já se tornou um fenômeno mundial. Esta é a principal conclusão de um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine. O estudo, estima que atualmente 10% da população global seja obesa. Um total de 107,7 milhões de crianças e 603,7 milhões de adultos. No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira.

A obesidade está associada a diversas doenças como a diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, dislipidemias, renais e diversos tipos de câncer. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar.

Pesquisadores apontaram que 4 milhões de pessoas morreram em 2015 em função do sobrepeso, ou seja, 7% de todas as mortes. O número é expressivo por ser maior do que as mortes causadas por acidente de carro, Alzheimer e terrorismo somadas. A falta de prática de exercícios físicos, bem como a alta ingestão de calorias, sempre teve um grande peso quando se fala sobre o que leva à obesidade. “Se você quiser comer melhor, comece descascando mais e desembalando menos”.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. 


  • por
  • Kia Chavious
  • FONTE
  • Nutricionista Clínica do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rafaela Picon - CRN/10 2931



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook