Produtores do extremo oeste recebem 14 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro
Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam trabalhadores rurais em nove municípios.

30/11/2020 - 15h03

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em dezembro 14 cursos rápidos em nove municípios do extremo oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 165 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as medidas de prevenção estabelecidas pelos órgãos de saúde para combate ao novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No extremo oeste, o destaque é para treinamentos sobre Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática, Manejo de Colméia, Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Proteção de Nascentes.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, os cursos gratuitos promovem a formação profissional e incentivam o empreendedorismo em busca de melhores resultados no campo. “Os produtores aprendem novas atividades e podem inovar nos negócios. São treinamentos curtos, objetivos e que atendem as recomendações dos órgãos de saúde para este período de pandemia ”, destaca.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as qualificações fortalecem o setor no Estado. “Os treinamentos transformam e qualificam os produtores rurais, oportunizando o aumento de ganhos e a melhora da qualidade de vida. É uma contribuição relevante para o desenvolvimento regional e para o agronegócio como um todo”, sublinha.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO NO EXTREMO OESTE: 

Evento

Município

Data

Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática

DIONÍSIO CERQUEIRA

3 e 4

Inclusão Digital Rural - Informática Básica 2

PALMA SOLA

7 e 8

Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática

PALMA SOLA

9 e 10

Produção Caseira de Pães e Biscoitos

PALMA SOLA

14 a 16

Manejo de Colméia

ITAPIRANGA

7 e 8

Manejo de Colméia

IPORÃ DO OESTE

9 e 10

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural

RIQUEZA

1

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural

RIQUEZA

2

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural

CAIBÍ

16

Produção Caseira de Pães e Biscoitos

GUARUJÁ DO SUL

1 a 3

Proteção de Nascentes

SÃO LOURENÇO DO OESTE

1

Proteção de Nascentes

SÃO LOURENÇO DO OESTE

2

Confeitaria

SÃO LOURENÇO DO OESTE

3 e 4

Derivados de Leite

ANCHIETA

1 e 2

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook