Programa Cidade Empreendedora é lançado em Descanso

Evento marcou assinatura do convênio para implementação das ações do programa

Evento marcou assinatura do convênio para implementação das ações do programa

20/07/2017 - 21h17

Criar e implantar estratégias que visem fomentar o desenvolvimento econômico com talentos e capitais locais por meio da implementação de soluções em vários segmentos. Com este foco a Prefeitura de Descanso, no extremo oeste catarinense, e o Sebrae/SC lançaram, nessa semana, o Programa Cidade Empreendedora.

O evento contou com a presença do prefeito Sadi Bonamigo, do diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, do gerente da Unidade de atendimento Individual do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, do  gestor estadual do Programa Diego Wander Demétrio, do coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, da consultora Sisse Abdalla, vereadores, servidores públicos municipais, entre outras lideranças locais, empresários e comunidade.

Trennepohl apresentou o conjunto de soluções do programa auxiliará no desenvolvimento do ambiente de negócios com metodologia formatada para atender os municípios de acordo com a realidade local. “As ações iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da prefeitura, divulgação do programa para a comunidade e seguem com a equipe de consultores especialistas implementando as soluções”.

Segundo o coordenador do programa, Diego Demétrio, o município trabalhará eixos para alavancar o desenvolvimento. Entre eles estão a Sala do Empreendedor, desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico, além de gestão de projetos. Até o fim de 2018, Descanso terá mais de 750 horas de capacitação em 200 intervenções. Serão aplicadas 16 soluções com a supervisão e atuação de 14 consultores.

Ortigara destacou que o projeto potencializará o ambiente de negócios nos mais variados segmentos, o que fomentará a economia local, regional e estadual. Segundo ele, até o momento 31 municípios catarinenses aderiram ao programa e tudo indica que a iniciativa será difundida pelo Sebrae nacional em outros Estados.

Lembrou, ainda, que o Sebrae/SC, em parceria com o governo federal, formalizou mais de 7 milhões de autônomos por meio do Microempreendedor Individual (MEI). Em Descanso há 167 ativos. A comparação foi para provar a qualidade dos serviços executados. “Estamos convictos de que os municípios que acolheram ao Programa Cidade Empreendedora serão destaque e terão   melhorias significativas com a utilização de métodos e estratégias inteligentes”, disse.

O responsável pela articulação do programa entre o município e o Sebrae, o secretário municipal de Administração, Paulo Lauxen, destacou que com esse trabalho e a participação efetiva da comunidade, Descanso dará um salto na melhoria das condições de vida, na geração de emprego,  renda e na inclusão social”.

Descanso conta com população de 8.452 habitantes e o destaque da economia é a agricultura.  Para o prefeito Bonamigo, pela primeira vez na história o Poder Público firmou o convênio pensando em ações estratégicas para o desenvolvimento e inclusão social de Descanso. “Que possamos acreditar mais no empreendedorismo”, completou.

No extremo oeste quatro municípios aderiram ao projeto: Anchieta, Descanso, Maravilha e São José do Cedro.  Nas demais regiões do Estado, também aderiram ao programa os seguintes municípios: Abdon Batista, Bombinhas, Balneário Camboriú, Botuverá, Campos Novos, Dr. Pedrinho, Concórdia, Guabiruba, Florianópolis, São João Batista, Tijucas, Tubarão, Rio do Sul, Indaial, Timbó, Pomerode, Rodeio, Urubici, Itapoá, Itapema, Luiz Alves, São Joaquim, Lages, São Bento do Sul, Itaiópolis e Três Barras.


  • por
  • Kia Chavious
  • FONTE
  • MB Comunicação



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

SIGA-NOS