Realizado o Dia de Campo sobre Produção de Leite à Base de Pastagens Perenes em Guaraciaba

07/12/2017 - 14h17

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Guaraciaba em parceria com a Epagri realizaram na última terça-feira (05) um Dia de Campo, na propriedade de Egon e Geni Maldaner, e o filho, Joel Maldaner, na Linha São Luís. Conforme a Epagri o evento contou ainda com a presença de 72 pessoas entre produtores, técnicos e lideranças. Na oportunidade esteve presente também o Vice-prefeito Vandecir Dorigon.

Segundo apresentado pela Epagri no evento Joel Maldaner é egresso do Curso de Gestão e Empreendedorismo Rural promovido pela Epagri, onde foi instalada uma URT- Unidade de Referência Técnica em Bovinocultura de Leite. Na oportunidade Joel apresentou os dados técnicos e contábeis da atividade.

Durante a capacitação os participantes foram divididos em quatro grupos para visitarem as quatro estações. Uma das estações foi sobre a importância do piqueteamento das pastagens e instalação de água e sombra nos piquetes, com os Extensionistas Rurais Moisés Maldaner e Elias Kovalski, da Epagri local. Outra estação foi sobre manejo e sanidade animal, criação de terneiras e novilhas com o veterinário e extensionista rural da Epagri Regional Jaime Prestes.

Já a terceira estação tratou sobre manejo e fertilidade do solo com o extensionista rural da Epagri Regional Clístenes Antônio Guadagnin. Na quarta estação foi trabalhado o manejo e implantação de pastagens, bem como a avaliação das espécies cultivadas pela família, com apoio do Gerente regional da Epagri, Engenheiro Agrônomo, Jonas Ramon.

Ainda conforme a Epagri, o objetivo do evento foi sensibilizar e mostrar na prática a produção de leite a base de pasto perene, bem como promover a troca de experiências entre as famílias participantes. No final foi disponibilizado mudas de grama missioneira gigante SCS 315, capim kurumi e amendoim forrageiro. 



  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook