São José do Cedro fortalece atendimento aos empreendedores

Evento oportunizou atendimento especial aos MEIs e futuros empreendedores

Evento oportunizou atendimento especial aos MEIs e futuros empreendedores

23/05/2018 - 18h25

O mês de maio foi marcado por diversas ações promovidas por meio do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC e Prefeitura de São José do Cedro. Somente na 10ª Semana do Microempreendedor Individual, promovida no período de 14 a 18 de maio, foram realizados atendimentos especiais na Sala do Empreendedor, consultoria individual, oficina sobre a área de finanças, além do diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM).

Segundo a responsável pelo atendimento à Sala do Empreendedor, Maiara Ongaratto, a participação dos MEIs e profissionais que buscaram a formalização foi expressiva. “Tivemos número significativo de participantes e a avaliação foi positiva. Conseguimos atingir nossos objetivos de capacitar, esclarecer dúvidas, auxiliar na realização da declaração anual e outras questões que envolvem a categoria jurídica”.

Além do atendimento diário, a programação contou com um dia específico para consultorias individuais realizadas pela consultora credenciada ao Sebrae/SC e articuladora regional, Sisse Abdalla. Também foi oferecida a oficina “Sei controlar meu dinheiro” conduzida pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sandra Mara Puhl Somavilla com o objetivo deapresentar estratégias de controle do caixa para aplicar no dia a dia dos negócios.

Outra ação de impacto do Programa Cidade Empreendedora foi a reunião de diagnóstico do PEDEM com representantes do Poder Público Municipal e do Sebrae/SC. A iniciativa  oportunizou a definição dos eixos prioritários a serem trabalhados, bem como a programação dos seminários setoriais que ocorrerão na Câmara de Vereadores, das 8 às 11h30, nas seguintes datas: dia 29 de maio (Turismo), dia 6 de junho (agricultura) e 12 de junho (fabricação de móveis). A entrega do Plano para à sociedade está programada para o dia 12 de setembro. “Com um Plano de Desenvolvimento Econômico bem fundamentado será possível planejarmos todas as ações de São José do Cedro a médio e longo prazo”, observa o prefeito Antônio Plínio de Castro Silva ao destacar a vocação empreendedora do município e a capacidade de trabalho e produção dos pequenos empresários e dos produtores rurais.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, salienta que a implantação do Plano de Desenvolvimento com a participação de todos os agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas – além de sindicatos, associações e entidades empresariais será estratégica para pontuar as iniciativas que fomentarão a economia local. “Estamos trabalhando o desenvolvimento social e econômico com ações práticas que apresentarão resultados significativos e duradouros”.

Santa Catarina possui atualmente mais de 270 mil microempreendedores individuais formalizados. Nos 34 municípios da área de abrangência da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC, o número atual de MEIs é de aproximadamente 11 mil. São José do Cedro contabiliza mais de 300 MEIs.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora é voltado ao desenvolvimento social e econômico, tendo como finalidade ações práticas que apresentam resultados rápidos e duradouros aos municípios. A concretização do projeto resultará na criação de um ambiente favorável para os negócios, melhoria do índice de desenvolvimento humano (IDH), aumento da oferta de emprego, ampliação do nível de consumo e melhoria da qualidade de vida. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

SIGA-NOS