SMO: Comitê de Crise alerta para elevação dos casos de covid-19

26/11/2020 - 16h08

O aumento no número de casos de covid-19 tem preocupado as autoridades de saúde e o Comitê de Crise de São Miguel do Oeste. Por esta razão, o órgão esteve reunido na manhã desta quinta-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura, ocasião em que seus membros analisaram o cenário atual e tomaram decisões importantes para o enfrentamento da pandemia.

Uma das medidas será a conclamação da Acismo e CDL, para que voltem a orientar seus associados no sentido de manter os cuidados como utilização de máscara e álcool em gel, além do não compartilhamento de chimarrão, seja entre funcionários ou clientes.

Outra ação será a indicação, ao Comitê Regional, para limitação do horário de funcionamento de bares, casas noturnas e lojas de conveniência durante a madrugada. Este é o período em que, normalmente, é verificada a maior parte das aglomerações. A sugestão é de que o horário-limite destes estabelecimentos seja fixado em 01h da madrugada. O entendimento do Comitê local é de que, para que esta medida surta efeito, ela deve ser adotada regionalmente.

Ambas as deliberações levam em consideração a principal faixa etária em que têm sido registrados os casos de covid-19, entre os 19 e 39 anos de idade, ou seja, uma população jovem, com perfil economicamente ativo e frequentador de espaços de lazer noturnos.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal revelam que, desde maio deste ano, o número de casos subiu gradativamente até agosto, quando foi constatado um pico de contaminação, com 232 pacientes confirmados com a doença. Em setembro e outubro, os casos diminuíram e, em novembro, houve um novo aumento, chegando a 200 casos até ontem (25), com grande possibilidade de, até o dia 30, superar os índices de agosto.

Um dos principais fatores observados pelo Comitê é o descuido com os cuidados de prevenção ao contágio e disseminação da doença, como o uso de máscara e álcool em gel, e as aglomerações. Caso a situação não seja revertida, existe a possibilidade do retorno de restrições mais drásticas.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook