14° RCMec comemora 30 anos em São Miguel do Oeste

24/11/2018 - 10h12
O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado estará completando 30 anos da sua transferência de Dom Pedrito/RS para São Miguel do Oeste/SC no corrente ano. No registro histórico da Unidade, verifica-se que o comboio dos efetivos oriundos de Dom Pedrito ocorreu no dia 6 de dezembro de 1988 e que o primeiro Boletim Interno do 14º RC Mec na Guarnição de São Miguel do Oeste foi no dia 02 de janeiro de 1989.

O regimento completou este ano 176 anos desde a sua criação. A sua origem foi no Estado de Goiás em 1842. Ao longo de sua história, percorreu vários Estados do nosso País, de acordo com o contexto histórico da época. O 14º RC Mec permaneceu no Município de Dom Pedrito/RS por 50 anos, local este que mais tempo ficou. Naquele município, estabeleceu suas raízes e construiu um legado.

Mais uma vez, fruto da reestruturação da Força Terrestre Brasileira foi transferido para São Miguel do Oeste. Toda a sua estrutura de pessoal e material teve que ser deslocada de um estado para outro. Percorreu uma distância de 685 quilômetros, para adentrar no Estado de Santa Catarina com seus primeiros efetivos e materiais em 8 de dezembro de 1988.

Toda transferência desse tipo trás grandes transtornos, principalmente no campo pessoal. Todo vínculo afetivo, devido ao longo tempo de permanências, tem que ser desfeito. A grande ansiedade gerada pelo novo ambiente de trabalho e novo convívio social, gera grandes incertezas. Ainda mais, naquela época onde a velocidade informacional que é fornecida pelas redes sociais ou pela pesquisa na internet não existia.

Mas graças à hospitalidade da população migueloestina, o 14º RC MEC foi acolhido de uma maneira cordial que toda a ansiedade de uma grande mudança desapareceu de imediato. Com isso, rapidamente toda a família militar do regimento se integrou ao Extremo Oeste Catarinense, passando a fazer parte desta região.

Ao longo destes 30 anos, vários jovens de São Miguel do Oeste e Região prestaram o Serviço Militar no 14º RC Mec e através dessa integração da população catarinense e o estamento militar, os Lanceiros do Ponche Verde estão cada vez mais para crescer com a sociedade de São Miguel do Oeste, do Oeste catarinense, mas acima de tudo, por um Brasil cada vez maior.

Diante dessa integração, toda a sociedade está convidada para participar das atividades comemorativas dos 30 anos de chegada do 14º RC Mec em São Miguel do Oeste, através da seguinte programação:

27 de novembro
- 20h, formatura na Praça de São Miguel do Oeste - SC com exposição de material, recepção e coquetel aos convidados no Círculo Militar dos Oficiais;

28 de novembro - No 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado
- 09h, lançamento do Selo Comemorativo, a seguir inauguração do Monumento Histórico, logo após Formatura Geral e almoço.
- 20h, Seção solene na Câmera de Vereadores de São Miguel do Oeste.

  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook