Acadêmicos de Psicologia debatem os desafios do exercício profissional pautado em Direitos Humanos

05/09/2019 - 11h07

A 16ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste reuniu, entre os dias 26 e 29, acadêmicos e profissionais para debater sobre os desafios de uma formação acadêmica e do exercício profissional pautados em direitos humanos.

A Semana Acadêmica iniciou com o debate "A Psicologia no enfrentamento à violência de gênero e ao feminicídio". O debate contou com a participação da agente da Polícia Civil, Diana Perin, da escrivã da Polícia Civil, Viviane Cemin e da delegada Lisiane Junges. A delegada destacou que é preciso trabalhar em rede quando se trata de crime praticado no ambiente de violência doméstica. "Temos que trabalhar em rede porque uma solução penal não resolverá o problema dentro de casa. As áreas da saúde e da educação precisam trabalhar junto. A Psicologia também tem um papel importante nesse trabalho", ressalta.

No segundo dia do evento, foram debatidas a alteração da lei de drogas, a ampliação da internação involuntária e seus impactos na atuação profissional, além das políticas de saúde mental em região de fronteira. A atividade contou com a presença dos psicólogos Denise Vicente, Cleiton Lauschner, Carla da Rocha e da advogada Ana Weis.

Acadêmicos e profissionais também participaram da Mostra de Práticas em Psicologia e das oficinas: "Terapias de reorientação sexual e suas violações de direito", "A Psicologia frente às terapias alternativas", "Movimento estudantil e a luta por educação no Brasil". As oficinas foram ministradas, respectivamente, pelos professores Anderson Schuck, Neiva Santi e pelo graduando Jonas Marssaro.

No último dia de palestras, foi abordado sobre o processo de formação como adoecedor e/ou emancipador. Participaram do debate a professora Taiza Crestani, o palestrante Álvaro Loro e a graduanda Carine Lazzari.

Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, a Semana Acadêmica foi pensada e organizada pelo Centro Acadêmico, o que despertou maior envolvimento e comprometimento dos acadêmicos. Ela destaca que os temas foram escolhidos de forma democrática, por meio de uma pesquisa. "Os acadêmicos sugeriram assuntos que estão sendo debatidos, atualmente, no Conselho Federal de Psicologia (CFP) e nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPS). Isso demonstra que eles estão participando da profissão e estão atentos às mudanças. Além disso, destaco a importância dessa democracia dentro do curso, pois somos a única profissão que estabelece ações de forma democrática, respeitando as individualidades", salienta a professora.

Para o acadêmico Alex Rambo, a Semana Acadêmica permitiu conhecer experiências de profissionais já formados. "O evento é importante para a minha formação profissional e pessoal. Ouvir histórias de vida nos motiva a continuar batalhando para não apenas nos formar, mas para nos tornar ótimos profissionais", finaliza o acadêmico. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook