Ação civil pública pede que postos da PRF funcionem 24h por dia

27/09/2019 - 10h48

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina solicitou liminarmente à Justiça Federal que determine à União a manutenção de modo eficaz do funcionamento ininterrupto das unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos municípios das regiões Oeste e Meio-Oeste catarinenses.

No requerimento foram citadas as unidades da PRF dos municípios de Maravilha, Concórdia, Água Doce, Joaçaba, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Campos Novos, todas circunscritas à 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Fronteira, em Chapecó.

Segundo as informações da ação civil pública, das oito unidades do Oeste e Meio-Oeste, a unidade de Dionísio Cerqueira está fechada por tempo indeterminado. As unidades de Joaçaba e Água Doce fecham em períodos alternados. Já em Maravilha o fechamento ocorre em alguns períodos. Somente os postos de Concórdia, Xanxerê, Guaraciaba e Campos Novos  possuem atendimento integral.

Um levantamento feito pelo MPF de janeiro de 2015 a julho de 2019 apontou que as unidades de Joaçaba e Água Doce ficaram dias seguidos sem atendimento e com as atividades suspensas.

O MPF afirmou no documento que alguns postos da PRF na região estão funcionando de modo precário, com apenas dois policiais por plantão, além de diversos fechamentos diários pela falta de servidores.

Na região, dos 68 policiais pelo menos 12 estão trabalhando sob a condição de já terem adquirido o direito a aposentadoria e recebem abono permanência.


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • PRF



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook