Autores de violência doméstica recebem atendimento no Grupo Psicoterapêutico Basta

15/08/2019 - 19h17

Os autores de crimes cometidos contra a mulher, no contexto da violência doméstica, recebem atendimento do Grupo Psicoterapêutico Basta na Clínica de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste. Somente no primeiro semestre, deste ano, 38 homens receberam atendimento. Nesse período, foram realizados 17 encontros.

Segundo a acadêmica de Psicologia, Josiane Romancini, em 72% dos casos, atendidos no primeiro semestre do ano, a violência praticada pelo agressor foi a psicológica. Josiane destaca que, diferentemente do que se imagina, não é preciso que a mulher seja agredida fisicamente para estar em uma relação violenta. "Palavras e atitudes podem ferir a autoestima e o emocional de uma pessoa tanto quanto uma violência física e isso tem nome: violência psicológica. Porém, por ser subjetiva e, por isso, de difícil identificação, esse tipo de violência, na maioria das vezes, é negligenciada até por quem sofre, por não conseguir perceber que ela vem mascarada pelo ciúme, controle, humilhação, por ironias e ofensas", alerta a acadêmica.

Josiane salienta que, neste contexto de violência doméstica, tanto a mulher como o homem devem ser escutados e compreendidos. "Desde 2018, quando começou o Grupo, até o início de agosto, houve apenas uma reincidência. Isso mostra que o Grupo Psicoterapêutico está cumprindo com o seu papel, fazendo com que os homens ressignifiquem os seus problemas e não cometam os mesmos erros", avalia a acadêmica, acrescentando que o Programa Basta está obtendo resultados positivos graças ao trabalho em rede realizado pela Unoesc, pelo Poder Judiciário e pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami).

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira, destaca que esse é um projeto inovador. "Atingimos um grupo que, de certa forma, estava excluído ou não visto. Essas pessoas continuarão nas mesmas relações ou em outras, sendo assim, poderão estar diferentes e melhores, cessando a violência", conclui a coordenadora, que também é orientadora do Grupo Psicoterapêutico junto com a professora Verena Hoch.  

Prêmio Innovare

O Programa Basta está concorrendo ao Prêmio Innovare. O projeto está entre os cinco selecionados no Estado de Santa Catarina. O resultado final será divulgado no mês de novembro. O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook