CDL São Miguel premia ganhadoras do “Recicla CDL nas Escolas" na fase municipal e estadual
A escolha dos ganhadores da fase estadual aconteceu em novembro, na sede da FCDL/SC, em Florianópolis, com apoio da comissão julgadora estadual.

04/12/2018 - 11h46

Na tarde de quinta-feira (29) foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Miguel do Oeste, a cerimônia de premiação das vencedoras da 8ª edição do concurso de Redação e Desenho do projeto “Recicla CDL na Escola”. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Rosani Pelissari, do Diretor Distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e empresário de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, das alunas vencedoras, diretoras e professoras das escolas participantes do projeto, Sicoob São Miguel e imprensa local.

A Secretária Rosani agradeceu a todos, em especial aos diretores e professores pela conquista. “Se vocês não vestissem a camisa, os resultados não iriam aparecer. Eu fico feliz e lisonjeada junto com vocês por termos escolas públicas envolvidas nesse talento. E, o conhecimento para as alunas vencedoras que é tão importante, uma vez que conseguiram desenvolver os trabalhos e fazerem com que se tornassem destaque a nível estadual”, afirmou.

De acordo com o Diretor Distrital da FCDL/SC, empresário Edenilson Zanardi, a proposta da federação é respeitar e preservar cada vez mais o meio ambiente. Ele cita que São Miguel do Oeste figura uma ótima colocação na região, uma vez que a edição 2018 do concurso teve, entre os selecionados na categoria redação, apenas uma ganhadora da região oeste que foi a indicada de São Miguel do Oeste, o restante foi do litoral, o que torna um mérito para a educação migueloestina.

Em nome da diretoria a presidente da CDL, Solani Balbinot, agradeceu todos os envolvidos no projeto. “Com certeza o município tem a ganhar, a nossa entidade e, principalmente os alunos que participaram”, frisa.

Premiação

No dia 30/11, a CDL juntamente com a Secretaria de Educação formou uma comissão julgadora e teve a tarefa de escolher entre tantos trabalhos de altíssima qualidade, os que representariam a cidade na etapa estadual. Os indicados para representar foram às alunas Taís Schaefer Christ, da escola Waldemar Antonio Von Dentz na categoria redação; e Maria Eduarda Wanderphul Pereira da escola Atilio Luiz Calza, na categoria desenho.

As cinco melhores redações e os cinco melhores desenhos feitos sobre o tema “O que você pode fazer para promover um consumo consciente?”, foram avaliados em novembro, na sede da FCDL/SC, em Florianópolis, com apoio da comissão julgadora estadual.

A indicação da CDL na categoria redação figurou entre os selecionados no estado, com a aluna Thaís Schaefer Christ, 8º a no da Emeief Waldemar Antônio Von Dentz, juntamente com a professora orientadora Marceli Kaefer Berwanger.

Segundo Thaís, o conhecimento para a produção do texto teve base na leitura. “Desde pequena sempre gostei de ler livros então, cada ideia eu fui juntando, assim como assuntos de jornais, que foram uma fonte de inspiração grandiosa. Na escola, em todos os anos que a gente teve a disciplina de ciências e história fomos vendo conteúdos relacionados com educação consciente do meio ambiente. Eu também sou protetora ambiental então, tenho experiência com essa parte de meio ambiente e penso que escolheram minha redação porque perceberam que me determinei bastante para o texto”, explicou.

Já a aluna Maria Eduarda conta que seu desenho foi inspirado na representação de tudo o que ela havia estudado. “Nós já tínhamos estudado esse conteúdo do concurso no terceiro ano, através de vídeos educacionais e ideias que as professoras nos auxiliaram. Achei tranquilo produzir o desenho e estou feliz com o resultado”, contou.

As alunas receberam, como premiação, um Kit escolar composto por uma mochila e materiais escolares. A CDL São Miguel, por iniciativa própria, também premiou as professoras orientadoras e suas alunas com um vale compra de R$ 100,00 no comércio local; as escolas participantes também receberam um troféu de participação. Ainda, houve premiação para as diretoras das unidades escolares.

A aluna Thaís e sua professora orientadora receberam também um tablet cada uma, como premiação da fase estadual entregue pelo Diretor Distrital da FCDL, Edenilson Zanardi.

O Recicla CDL de 2018 teve um aumento significado em participação sendo que contou com 196 mil alunos de 1.420 escolas de 152 CDLs (categoria desenho: 124.428, categoria redação: 72.391).


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook