O Conselho
Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) uma resolução que fixa
em 30 dias o prazo máximo para que os bancos atendam ao pedido de clientes para
encerramento de conta.
A norma começa a valer em 1º de janeiro de 2020. Atualmente esse prazo
já é estabelecido, mas somente em uma autorregulamentação do setor bancário.
No segundo trimestre de 2019, o Banco Central registrou 1.022
reclamações de clientes devido a irregularidades no processo de encerramento de
conta de depósito à vista. O ranking não especifica se a reclamação se deveu à
demora para que o banco atendesse ao pedido.
O Bradesco foi o banco que mais registrou esse tipo de queixa: 327 no
segundo trimestre. O segundo mais reclamado foi a Caixa Econômica Federal (155)
e, o terceiro, o Itau (124).
Desde 2016, é permitido que pessoas físicas abram e fechem contas
correntes pela internet, sem a necessidade de irem pessoalmente a uma agência
bancária.
O serviço é opcional e pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles
disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes.
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