Guaraciaba assina termo de compromisso para qualificar as ações do Programa de Controle da Dengue

18/12/2017 - 14h55

O Prefeito Municipal de Guaraciaba Roque Luiz Meneghini, assinou na manhã desta segunda-feira (18), acompanhado pela Secretária de Saúde Daiane Dorigon, da Coordenadora de Atenção Básica Carla Kunrath, um termo de compromisso para qualificar as ações do Programa de Controle da Dengue, com a Gerência Regional de Saúde. Segundo dados da Gerência em 2017, até o mês de outubro, foram registrados no Estado 9.273 focos, representando um aumento de 32,3% com relação ao ano de 2016.

Conforme presente no Termo, a Administração Municipal, através de suas Secretarias, deverá incentivar as ações que já estão sendo realizadas e também as novas ações que deverão ser propostas, para diminuir o risco de proliferação do Aedes Aegypti, e consequentemente, o risco de transmissão das doenças dengue, zika vírus e chikungunya.

Segundo Daiane, o município hoje, está em situação de risco quanto à questão do mosquito Aedes Aegypti, sendo cerca de 40 focos. A Secretaria pede que os munícipes estejam alertas quanto à questão do lixo. Ele precisa estar embalado quando depositado junto às lixeiras, pois pequenas embalagens quando soltas nas lixeiras e com o período de chuvas, podem ser fáceis criadouros do foco do mosquito. Outra importante ação é que os munícipes depositem os lixos junto às lixeiras, somente no dia da recolha, sendo nas terças, quintas e também aos sábados.

Os terrenos baldios também deverão ganhar uma atenção extra de seus proprietários. É necessário manter os terrenos limpos, sem entulhos, lixos ou materiais que possam depositar qualquer quantidade de água para evitar os possíveis criadouros.

Ainda, segundo a Administração é realizado pela equipe de endemias a implantação de rede de armadilhas, realização de atividades de vigilância, execução do Plano de Contingência Municipal, implementação do funcionamento regular da Sala de Situação, entre demais atividades.

Uma questão a ser realizada conforme Daiane será que os prédios públicos municipais terão responsáveis pelo cuidado e monitoramento quanto aos materiais ou ambientes que possam ocasionar a existência dos focos. Daiane comentou ainda que na quarta-feira (27), será realizada uma reunião da Sala de Situação, junto ao Gabinete do Prefeito, às 8h, para discutir estas ações. 


  • por
  • Kia Chavious
  • FONTE
  • Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook