Início de semana gelado com formação de geada. Calor volta na quarta-feira

27/08/2018 - 13h28

O fim de semana gelado chegou a registrar temperatura negativa em São Miguel do Oeste. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, os termômetros marcaram -0,2ºC neste domingo (26). A segunda-feira (27) será de tempo bom, com céu azul, e a temperatura sobe durante à tarde, podendo chegar a 21ºC. A massa de ar frio que atua no Estado começa a perder força e a terça-feira (28) terá mínimas mais altas, mínima de 6 máxima de 25ºC. 

Na quarta-feira (29), quinta-feira (30) e sexta-feira (31) os dias serão típicos de verão, temperaturas acima de 30ºC nestes dias. No fim de semana, nova frente fria traz chuvas e trovoadas no fim de sábado (1º) e domingo (2).

O meteorologista Piter Scheuer traz a previsão do tempo para São Miguel do Oeste e região ao vivo pela 103,7, sempre às 8h40, dentro do programa Atualidades.

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA 

►SEGUNDA 27/08/2018

►TEMPO: Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio de origem polar) inibe o processo de formação de nuvens promovendo um dia ensolarado de céu claro a poucas nuvens (céu azul) e com temperaturas muito baixas em todo o Estado. Muito frio no amanhecer com formação de geada ampla em boa das regiões com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC. Chance de SINCELO no topo da Serra no início do dia com destaque para o Morro da Igreja e Morro das Torres. Formação de geada ampla nos setores do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Serrano, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana com destaque para os fundos de Vale, encostas e pontos de baixadas. Geada ampla e menos abrangente em algumas áreas do Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea Litoral Norte. Topo da Serra com geada negra em algumas áreas.

►TEMPERATURA: Muito frio, com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC durante a madrugada e amanhecer. Mínimas variando entre -1 e 3ºC no Extremo-Oeste, -2 e 3ºC no Oeste, Meio-Oeste, assim como no Planalto Serrano. Importante ressaltar que nos municípios do Oeste (Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Água Doce, e Irani), assim como municípios do Meio-Oeste (Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Rio das Antas e Arroio Trinta), as temperaturas menores vão ocorrer em ÁREAS DE BAIXADAS, ENCOSTAS E FUNDOS DE VALES (INTERIOR DO MUNICÍPIO), podem variar entre -1 e -4ºC. Nos setores do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, mínimas durante o amanhecer entre -1 e 1ºC. Mínimas entre 0 e 4ºC, no Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte. No topo da Serra (municípios de Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Rio Rufino) mínimas entre -4 e -7ºC. Queda acentuada da temperatura a noite com formação de geada no pontos altos do Oeste ao Planalto Serrano. Durante a tarde as temperaturas sobem rapidamente com máximas na marca dos 21 a 22ºC no Extremo-Oeste, 17 a 19ºC no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Serrano. Alguns municípios do topo da Serra as máximas não passam muito dos 10 a 12ºC. Na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, máximas oscilando na marca dos 20 a 23ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante norte a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 10 e 15 km/h. Rajadas ocasionais de 25 a 30 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra e Litoral Sul.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

►TERÇA-FEIRA 28/08/2018

►TEMPO: O ar seco e frio que cobre boa parte da região Sul do Brasil (sistema de alta pressão) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo um dia ensolarado de céu claro a poucas nuvens (céu azul) e com temperaturas em progressiva elevação em todo o Estado. Frio no amanhecer com formação de geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto Serrano. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera, possibilita a formação de nevoeiros entre a madrugada e início da manhã em alguns setores do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Serrano. Sol com aumento gradual de nuvens com céu parcialmente nublado em algumas áreas do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devido os ventos frios e úmidos provenientes das regiões marítimas.

►TEMPERATURA: Mínimas variando entre 4 e 7ºC no Extremo-Oeste, 3 e 6ºC no Oeste, Meio-Oeste, assim como no Planalto Serrano. Importante ressaltar que nos municípios do Oeste (Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Água Doce, e Irani), assim como municípios do Meio-Oeste (Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Rio das Antas e Arroio Trinta), as temperaturas menores ocorrem em ÁREAS DE BAIXADAS, ENCOSTAS E FUNDOS DE VALES (INTERIOR DO MUNICÍPIO), podem variar entre -1 e 0ºC. Nos setores do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, mínimas durante o amanhecer entre 4 e 5ºC. Mínimas entre 4 e 7ºC, no Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte sendo que em alguns pontos de baixadas a temperatura pode se aproximar de 2ºC. No topo da Serra (municípios de Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Rio Rufino) mínimas entre -2 e -5ºC. Temperaturas sobem rapidamente com máximas na marca dos 24 a 26ºC no Extremo-Oeste, assim como no Litoral Sul, e variando entre 22 e 24ºC no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Serrano. Em alguns municípios do topo da Serra as máximas não passam muito dos 15 a 17ºC. Na maioria das cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí, máximas não sobem muito devido aos momentos de maior nebulosidade, com temperaturas oscilando na marca dos 18 a 20ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante norte a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 5 e 10 km/h. Rajadas ocasionais de 20 a 30 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra e Litoral Sul.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Quarta-feira (29/08): Presença de sol com poucas nuvens em função da atuação de um sistema de alta pressão, o qual favorece temperaturas mais baixas no amanhecer (frio de baixada) e temperaturas mais elevadas à tarde (amplitude térmica maior). Formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Serrano. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera promove a formação de nevoeiros no amanhecer. Durante a tarde as temperaturas voltam a subir e faz CALOR com máximas próximas de 30ºC no Extremo-Oeste. Momentos de maior nebulosidade ocorrem no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Quinta-feira (30/08): Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) mantém tempo firme com presença de sol, alternando com períodos de muitas nuvens ao longo do dia. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera promove a formação de nevoeiros no amanhecer. Mínimas mais elevadas em relação aos dias anteriores, variando entre 14 e 16ºC na maioria das cidades. Durante a tarde as temperaturas voltam a subir e faz CALOR (calor pré-frontal) com máximas próximas de 30ºC no Extremo-Oeste e Litoral Sul. No fim da noite, a aproximação de uma frente fria provoca algumas pancadas de chuva nos municípios que fazem divisa com o RS.  

Sexta-feira (31/08): Sol, calor e momentos de muitas nuvens em todas as regiões com exceção do Litoral Sul que estará sobre influência de uma frente fria, com chuvas ocasionais alternado com momentos de melhoria. Temperatura alta em boa parte das cidades, com máximas próximas dos 30ºC.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • WH3



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook