Itapiranga conquista certificação do Programa Mais Turismo

Prefeito de Itapiranga Jorge Welter (foto Divulgação)

Prefeito de Itapiranga Jorge Welter (foto Divulgação)

19/02/2019 - 16h39

Reconhecida como o Berço Nacional da Oktoberfest, Itapiranga foi a primeira cidade da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) a receber, na última semana, a certificação do Programa Mais Turismo do Ministério do Turismo.

Para o prefeito Jorge Welter, a iniciativa é de fundamental importância porque a partir de agora Itapiranga faz parte do mapa turístico brasileiro. Com isso, segundo ele, o acesso a recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) ficará mais fácil, tanto para o poder público, quanto para a iniciativa privada.

O prefeito realça que várias ações vêm sendo realizadas para fortalecer o segmento turístico local. Entre as iniciativas nos últimos dois anos estiveram as atividades promovidas por meio do Programa Cidade Empreendedora que encerrou o ciclo 1 com sucesso. “O turismo foi um dos eixos do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) que oportunizou discutir várias ações de interesse da comunidade, elencando o turismo como um dos eixos prioritários”.

Para isso, ideias de ações a curto, médio e longo prazo foram discutidas e colocadas em prática durante vários encontros com lideranças locais e comunidade. Entre as atividades realizadas estiveram treinamentos sobre turismo rural, o evento “Acolhida no meio rural”, audiência pública para apresentação do Plano Municipal, oficina de ecoturismo cooperativo e apresentação do mapa turístico. “O desenvolvimento do setor é fundamental para gerar economia, emprego e renda com sustentabilidade para empresas e propriedades rurais de nosso município”, observa a secretária de desenvolvimento econômico e turismo Carlise Welter Werlang.

Outra iniciativa que vem conquistando o fortalecimento em Itapiranga é o dia D Deutschland realizado mensalmente no município por meio de parcerias, visando evidenciar as tradições da cultura alemã, preservar as atividades realizadas pelos antepassados e promover lazer e diversão.

Neste ano, as ações para fomentar o turismo seguirão com o início do Programa Cidade Empreendedora ciclo 2 e com outras iniciativas da Prefeitura.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook