Palestras e arraial marcam o encerramento do semestre da Uniti

05/07/2019 - 10h49

Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc participaram, recentemente, de palestras e festas juninas. As atividades marcaram o encerramento das aulas do primeiro semestre. Os alunos de São Miguel do Oeste e São José do Cedro participaram da palestra "Faça da Vida um Show" com o professor Roselei Angst.

O aluno Ivo Araújo diz que a palestra foi contagiante e que a Uniti está fazendo a diferença em sua vida. "A Uniti me proporcionou a melhor fase da minha vida. Pensava que tinha muito conhecimento e que as minhas conquistas haviam terminado. Agora vi que tudo está iniciando. Aprendemos com grandes mestres sobre qualidade de vida, saúde, prevenção, amizades e sobre como lidar com frustrações", destaca o aposentado.

Segundo a coordenadora, professora Elis Regina Zanin, neste semestre, os alunos tiveram a oportunidade de discutir e reaprender temas relacionados à saúde, à qualidade de vida, ao planejamento financeiro, à alimentação, à Psicologia e ao Direito. Além disso, visitaram roteiros turísticos de Itapiranga e Anchieta. "Contudo, acima das atividades formais, pode-se dizer que as aulas são como um encontro de sabedoria, em que as relações entre alunos e professores fortalecem a vontade de viver intensamente", ressalta a professora.

Em agosto, a Unoesc forma mais uma turma da Uniti. "Avaliamos que essa passagem pela Universidade é muito mais que a realização de um sonho, é a concretização do que Albert Einsten citou: 'viver é como andar de bicicleta, é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio'", conclui a professora.

MARAVILHA


Para encerrar mais um semestre de muito conhecimento, os alunos da Uniti da Unoesc Maravilha participaram da palestra "Saúde: como mantê-la nos dias atuais?", ministrada pelo professor, doutor Eduardo Ottobelli Chielle. Logo após, participaram da festa junina e degustaram de pratos típicos produzidos por eles.

A aluna Claudete Mocelin destaca que a palestra proporcionou novos conhecimentos para ter uma vida saudável. "Neste tempo que frequento a Uniti, aprendi como cuidar da saúde, do meu bem estar e fiz muitos amigos", comenta a aluna.

Segundo a professora Dilva Benvenutti, o semestre foi muito positivo. "Consolidamos o curso e o conceito de que precisamos aprender em todas as fases da vida. Procuramos sempre a melhoria contínua do processo, contamos com alunos munidos de experiências riquíssimas e saudáveis que nos reportam a atividades e conteúdos significativos", conclui a professora.

PINHALZINHO

Na Unoesc Pinhalzinho, os alunos participaram da palestra " Qualidade de vida e tratamentos naturais", ministrada pelo professor doutor Alexandre Tiburski Neto. Para encerrar o semestre com muita diversão, os alunos também participaram da festa junina, que contou com desfile caipira. As vencedoras do desfile foram as alunas Arsenia Bernardi e Elvira Suttilli.

A aluna Dulce Seibel salienta que o semestre foi de conhecimento. "Cada professor proporcionou um conhecimento novo. As viagens nos levaram a conhecer lugares diferentes e a fazer novos amigos", avalia.

Segundo a professora Lidiane Camiloti, durante o semestre, as aulas ajudaram o idoso a compreender o processo de envelhecimento, a criar harmonia e bem estar dentro da família, além de fortalecer vínculos e princípios familiares.

O professor Álvaro Cielo Mahl destaca a importância do projeto. "A Uniti é uma experiência que transborda alegria, vontade de viver e de conviver. Os alunos participam das atividades com vontade e se sentem muito bem com os encontros proporcionados, aprendizados obtidos e amizades conquistadas", finaliza o professor.

As aulas da Uniti retornam, dia 31 de julho, em São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Maravilha e Pinhalzinho.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook