Prefeitura de Itapiranga almeja ampliação das compras no comércio local

Empreendedores de Itapiranga esclarecem dúvidas sobre compras públicas

Empreendedores de Itapiranga esclarecem dúvidas sobre compras públicas

04/10/2019 - 10h42

Com o objetivo de aproximar os micro e pequenos empresários do setor de compras e licitações do município, e estimular a participação nos processos licitatórios, que pode ser um novo canal de vendas, a Administração Municipal de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, promoveu nesta semana o evento Prefeitura Parceira, na Associação dos Empresários de Itapiranga (ASSEMIT). A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.

A metodologia do evento previa uma oportunidade de colocar frente a frente fornecedores potenciais e compradores da administração pública para apresentar possibilidades nas compras públicas, além de oportunizar a capacitação dos empresários sobre os processos licitatórios. Porém, como os 14 empresários locais tiveram contato com o setor de compras e venderam para o município a dinâmica mudou para um bate-papo de três horas para esclarecer dúvidas dos empreendedores.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico e turismo Carlise Welter Werlang o diálogo foi proveitoso por proporcionar a compreensão das mudanças necessárias identificadas pelas ações de capacitação e de consultoria disponibilizados pelo Programa Cidade Empreendedora. “Os empresários foram informados sobre as adequações internas no setor de compras e conheceram as oportunidades para venderem novamente para o município. Em contrapartida o poder público identificou os motivos pelos quais levaram os empresários a não vender mais para a Prefeitura.

A intenção da Prefeitura de Itapiranga é realizar, no ano que vem, uma oficina de capacitação aos empresários que desejam participar das licitações e outros encontros para promover o diálogo e para que os empreendedores possam contribuir no processo de licitação de mercadorias, produtos e orçamentos para viabilizar a compra no comércio local.

Conforme dados do consultor credenciado ao Sebrae/SC que acompanha as atividades do eixo de compras governamentais, Marcelo Donatti, em 2016 as compras nas empresas de Itapiranga representavam 25%, aumentando para 35% em 2018.  A meta da administração municipal, segundo Carlise é atingir 45% das compras feitas nas empresas estabelecidas no município.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

Website Security Test