Secretaria de Educação e PM formam primeira turma do programa Estudante Cidadão
Projeto-piloto envolveu 192 alunos da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva.

12/12/2019 - 17h11

A Secretaria Municipal de Educação e o 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BMP) realizaram, na tarde desta quinta-feira (12), a formatura da primeira turma do programa Estudante Cidadão em São Miguel do Oeste, na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva. Na oportunidade, foram realizadas apresentações de oratória e homenageados os alunos que se destacaram durante o programa.

Segundo o secretário de Educação, Paulo Drumm, o objetivo foi resgatar o referencial de paz e civismo, por meio da presença de policiais militares interagindo no dia-a-dia da comunidade escolar. Foram promovidas atividades com foco no aprimoramento da formação do estudante como cidadão, estimulando valores positivos, mudando referenciais negativos dos alunos, criando responsabilidade com o ambiente escolar, resgatando a figura do professor como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas, valorizando o corpo docente e funcionários e aumentando a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar.

O programa foi lançado em São Miguel do Oeste no mês de agosto deste ano, tendo como primeira escola participante a Marechal Arthur da Costa e Silva, do bairro Salete. A intenção, de acordo com o secretário, é manter o programa no educandário para o próximo ano, além de estar em estudo sua ampliação para outras unidades. Participaram desta primeira etapa, 192 alunos do pré-escolar ao 9º ano.

O diretor da escola, Walmir Ledur, diz que os resultados da iniciativa são evidentes, com a melhoria da disciplina e frequência escolar, e da sensação de segurança por parte dos pais de alunos e comunidade escolar como um todo.

O comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Marcelo de Wallau, assinala que, para a Polícia Militar, o programa é considerado de grande importância, pois a missão da PM é zelar pelo bem estar de todas as pessoas, na busca por uma sociedade melhor, e isso passa pelo ambiente escolar.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.