Semana da Piscicultura incentiva produção de peixes em São Miguel do Oeste e região

19/11/2018 - 10h34

Foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, em São Miguel do Oeste, a Semana da Piscicultura. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e pela Epagri, aconteceu na sede da ACBEOSC, localizada no Parque de Exposições Rineu Gransotto. Foram três dias de muita informação e troca de conhecimento sobre a atividade, com o objetivo de aprimorar a qualificação de quem trabalha com piscicultura, incentivar o consumo de peixe entre a população e alavancar a indústria do pescado em São Miguel do Oeste e região.


O ponto alto do evento foi na quarta-feira (14), quando foi realizado o 1º Seminário Regional de Piscicultura & Sistemas Agrícolas do Extremo Oeste de Santa Catarina. O prefeito em exercício, Alfredo Spier, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, Renato Romancini, e o gerente regional da Epagri, Jonas Ramon, entre outras autoridades, participaram da abertura da programação, e destacaram a importância de investir em informação de qualidade, para que os produtores possam explorar a atividade da melhor forma possível, alcançando novos mercados e elevando cada vez mais a qualidade dos produtos oferecidos.


A programação do Seminário incluiu palestra com o gerente da Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura, Sérgio Wincler da Costa, sobre Políticas Públicas de Incentivo e a “Nova Lei da Piscicultura”, e com o extensionista do CEPAF, Dr. Jorge Matos Casaca, sobre os Sistemas de Produção para Santa Catarina e Serviços Ecossistêmicos, além de Mesa Redonda com membros da Epagri, IMA e Polícia Ambiental, sobre Normas e Procedimentos para a Legalização das Atividades.


Antes disso, na segunda-feira (12), foi promovido um curso de Piscicultura Básica, ministrado pelo engenheiro agrônomo Osvaldo Rüppel, onde foram tratados de assuntos como qualidade da água, sistemas de produção para SC e Peixe Verde. Na terça-feira (13), foi realizada uma oficina sobre pratos à base de peixes, com a extensionista da Epagri, Leonilda Villani. Nos três dias, foi servido almoço com pratos à base de peixes.




  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook