Sicoob São Miguel e Sebrae/SC lançam programa inovador na região

10/07/2018 - 16h42

O programa Gestão de Indicadores de Resultados – GIR foi lançado na noite de terça-feira (26) em São Miguel do Oeste. Ele é desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), em parceria com o Sicoob São Miguel, e foi apresentado no auditório do Sicoob para associados e convidados.

O GIR já é aplicado em todo o território nacional e em Santa Catarina, já foi realizado em grandes cidades como Joinville, Blumenau e Florianópolis. “O programa ficou sempre nas grandes cidades, mas percebemos que tem empresas aqui da nossa região com potencial de vivenciar essas atividades. Portanto, para nós é algo inédito e foi proposta essa parceria com Sicoob para levar essa ferramenta moderna para os nossos empresários”, argumenta o analista técnico da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC, Miguel Gomes Garrido.

De acordo com o consultor do Sebrae, Spyros Achylles Diamantaras, o programa foi criado porque o Sebrae percebeu que existia no Brasil um tipo de empresa que, até então, ninguém observava. São as empresas familiares, normalmente de pequeno porte, mas que já estão com grande possibilidade de chegar a médio porte.

“Elas só não dão esse salto a mais, porque o modelo de gestão dessas empresas ainda é o mesmo de quando o negócio começou. Então, a melhor maneira de resolver isso é proporcionar ao empresário a capacidade dele ter uma gestão baseada em indicadores e resultados. Fica muito mais fácil ele poder desenvolver e gerir essa empresa, de tal modo que possa aumentar sua produtividade, e passar a ter mais resultados, principalmente, sobre a ótica de lucro líquido da empresa”, argumenta.

Nesse viés, o papel do Sebrae é prestar consultoria para empresários, de pequenas e médias empresas, poderem introduzir novos métodos de gestão. O programa GIR vai ser aplicado seguindo algumas etapas no decorrer de 14 meses, com promoção de workshops de capacitação, acompanhamento sistemático de gestão e de consultoria para a empresa, unindo teoria e prática. “Acreditamos no perfil empreendedor da região e ainda mais, pois estamos nos unindo com o Sicoob. O Sebrae, quando define que quer ser parceiro para implantar um projeto em uma determinada região, evidentemente procura aquelas entidades que tem uma missão comum, mas principalmente com credibilidade, competência e com uma marca forte”, revela Spyros.

Conforme o Diretor Comercial do Sicoob, Marcelo Trevisan, após o Sebrae demonstrar interesse em firmar parceria para expansão do programa na região, o programa foi apresentado para o conselho de administração da cooperativa sendo plenamente aceito, por entenderem que vem ao encontro dos objetivos do Sicoob São Miguel, em relação à formação do seu quadro de associados. “Nesse sentido buscou-se criar um evento para apresentar o projeto e para entender se as empresas associadas gostariam de ter esse projeto implantado em seus negócios”, esclarece Marcelo.

O diretor comercial enfatiza ainda que o programa vai ser acompanhado de perto, pois o crescimento da empresa também propicia o crescimento do Sicoob. “Ao acreditar em projetos que promovam o desenvolvimento dos nossos associados cumprirmos com o princípio cooperativo que trata da formação e informação”, finaliza.

Na noite de lançamento do programa, o público presente também acompanhou a palestra ministrada por um consultor do Sebrae, sobre o tema: “Gestão em Tempo de Crise”.



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  • Jornal Regional



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