Spier convoca Conselho Municipal de Defesa Civil para avaliação da estiagem
Prefeito em exercício pede a colaboração da população, para que utilize água somente para as necessidades essenciais até que a situação seja normalizada.

26/09/2019 - 17h40

O prefeito em exercício de São Miguel do Oeste, Alfredo Spier, convocou uma reunião emergencial do Conselho Municipal de Defesa Civil, que aconteceu às 16h desta quinta-feira (26), na prefeitura, com a finalidade de analisar os efeitos da estiagem em São Miguel do Oeste.

O secretário de Obras, Vilmar Bonora, informou que dois caminhões estão realizando o transporte de aproximadamente 400 mil litros de água por dia, para mais de 40 famílias do interior, e já está atingindo o limite de sua capacidade. O diretor de Agricultura, Nédio Jeziorski, disse que o setor está priorizando a proteção de fontes caxambu em propriedades que estavam em maior risco de falta de água.

O principal encaminhamento da reunião diz respeito à possibilidade de utilização de mais dois caminhões para transporte de água: um do 14º RCMec, e outro do 12º Batalhão de Bombeiro Militar. A necessidade da medida deve ser confirmada até o início da próxima semana.

O gerente da Casan, Edenilson Mello, disse que o abastecimento de água por parte da companhia está normal, em virtude da recente ativação da nova adutora de água, mas salientou a necessidade da população economizar, para que não seja necessário adotar o racionamento.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Jeferson Dias, avalia que as chuvas registradas na última semana, pouco acima dos 40mm em São Miguel do Oeste, serviram para melhorar a questão agrícola, mas não solucionaram a escassez de água para consumo.

De acordo com a Epagri, as maiores perdas foram registradas em lavouras de trigo, que tiveram a produção afetada em cerca de 15 a 20%. Outros cultivares não foram afetados pelo fato de as lavouras de verão ainda não terem sido implantadas, o que começou a acontecer depois da última chuva.

Alfredo Spier conclama a população a colaborar, utilizando água apenas para as necessidades essenciais até que a situação seja normalizada. O prefeito em exercício salienta que a Administração Municipal continuará monitorando a situação e somando esforços com as demais entidades e instituições, para que todas as ações de enfrentamento à estiagem sejam tomadas, a fim de minimizar seus efeitos.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook