UNOESC: Acadêmico de Direito participa do Programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados

Helinton Schuster durante o Programa Estágio-Visita em Brasília

Helinton Schuster durante o Programa Estágio-Visita em Brasília

08/05/2018 - 22h45

O acadêmico de Direito da Unoesc Pinhalzinho, Helinton Schuster, participou, recentemente, do Programa Estágio-Visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados em Brasília. "O Programa é relevante para o crescimento cidadão dos estudantes de Direito e de outras áreas. Além de adquirir conhecimento sobre o funcionamento da Câmara dos Deputados, aprendi a ver a realidade política e social de diversas regiões do Brasil, por meio de outros 51 estudantes, que compartilharam sua visão local sobre os temas abordados nos debates", avalia o estudante da quinta fase.

Helinton conta que, durante o estágio de uma semana, participou de palestras sobre a organização política do Estado, sobre o processo legislativo e o regimento interno do Congresso Nacional. O acadêmico teve a oportunidade de participar do programa "Ocupação" da TV Câmara, que debateu a intervenção federal no Rio de Janeiro e do programa Direto das Comissões, em que os alunos podem fazer perguntas aos deputados federais.

Durante o estágio, Helinton também participou de uma simulação da sessão de uma comissão especial, que debateu o tema "Mídia, fake news e eleições 2018".  Posteriormente, os estudantes conversaram com deputados, senadores e assessores legislativos para saber a opinião deles sobre o tema. "Além disso, participamos de sessões legislativas no plenário da Câmara dos Deputados, visitamos o Palácio do Planalto, museus, o Memorial Juscelino Kubitschek, o Supremo Tribunal Federal (STF)  gabinetes de deputados e senadores", complementa Helinton.

Segundo a coordenadora do curso, professora Gabriele Schmitz, o Programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados proporciona aos acadêmicos a integração entre a teoria e a prática, já que eles acompanham, durante uma semana, todas as etapas do processo legislativo. "O Helinton relatou que voltou com uma visão muito mais ampla e aprimorada do Direito, o que nos leva a concluir que o Programa contribui positivamente para a construção do conhecimento e para a formação do perfil de diplomado que a Unoesc deseja", conclui a professora.

Link do Programa "Ocupação" da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=P9-1xM0CDRY



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

Website Security Test