Viva Bem: cuidando da sua saúde

27/12/2018 - 14h42

Em 2018, o Programa de Saúde Preventiva Viva Bem do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completou um ano de atividades. Lançado pelo Instituto Santé no ano de 2017, tem como foco a saúde preventiva. Conta com profissionais da medicina, psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, administração, segurança do trabalho e enfermagem.

No hall de ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar, estão o programa de incentivo à vacinação e realização de exames periódicos anuais até os projetos de educação postural nas escolas, monitoramento de hábitos alimentares e controle de peso dos alunos, passando também por orientações voltadas ao bem-estar psicológico e emocional dos adolescentes, conhecimento e conscientização da população em geral em relação à saúde, hábitos de vida e prevenção de doenças.

Também queremos contribuir para a diminuição dos atendimentos hospitalares, fortalecendo e intensificando ações com atenção básica dos municípios. Em 2018, foram realizadas campanhas interativas, palestras e orientações individuais atendendo uma população de:

Homens – 3.265

Mulheres-4.856

Idosos- 5.565

Adolescentes – 6.685        

Exames Realizados

Foram mais de 20 mil exames realizados: Glicemia – 565, Acuidade Visual- 650, PSA- 170, Creatinina – 150, Pressão Arterial – 723, Citopatológico – 105, Hepatite B – 4.865, Hepatite C – 4.865, Sífilis -4.865 e HIV - 4.865.

Municípios

O Programa Viva Bem atende a região de 30 municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Em 2018, foram 17 cidades visitadas e atendidas com palestras e campanhas: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

Pesquisas acadêmicas

Acreditamos que a educação e o acesso à informação são as melhores formas de conscientizar a população em relação à saúde, hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças. O Programa Viva Bem incentiva a realização de projetos de pesquisa acadêmica. Foram 30 estudos desenvolvidos em parceria com o Hospital Regional e universidades da região Extremo Oeste e Oeste do Estado.

Uma Instituição como o Hospital Regional precisa atuar mais do que em momentos críticos e promover qualidade de vida antes mesmo que qualquer problema apareça. Foi pensando nisso que surgiu o Viva Bem.

Quer saber mais? Acompanhe no site www.hrtgb.org ou no YouTube: Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Ágda Andres - Enfermeira coordenadora do Programa de Saúde Preventiva Viva Bem



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook