VIVA BEM: Saiba como higienizar a boca de bebês e crianças de até 5 anos

18/04/2019 - 16h17

A saúde bucal é essencial desde os primeiros dias de vida, mas a limpeza da boca em bebês e crianças geram algumas dúvidas. Vamos para algumas dicas que podem ser seguidas até a criança completar cinco anos.

- Antes mesmo do nascimento dos dentes, devemos higienizar a gengiva, bochecha e língua com fralda limpa ou gaze umedecida com água filtrada ou fervida. Isto tem a finalidade de criar hábitos de higienização no bebê.

- Quando começar a nascer os dentes decíduos (de leite) da frente, a limpeza ainda é feita com gaze ou fralda umedecida em água limpa.

- Logo que começar a nascer os decíduos de trás, aproximadamente após 18 meses de idade, a limpeza dos dentes e da língua deve ser feita com escova de dente pequena e macia.

- Crianças podem usar creme dental com flúor, mas em pequena quantidade (menos do que um grão de arroz é suficiente e não incomoda o bebê).

- Limite a frequência de escovação a duas vezes ao dia e ensine a criança a não engolir a espuma do creme dental.

Importante 

- Mamar no peito, desde o nascimento, faz seu bebê crescer forte e saudável e favorece o desenvolvimento da musculatura e ossos da face, ajudando a evitar problemas no posicionamento dos dentes.

- Bebê que mama no peito tem suas necessidades emocionais de sucção satisfeitas e não precisa de chupeta ou bico.

- Contudo, caso a criança faça uso de chupetas ou bicos, assim que os primeiros dentes surgirem, substitua-os pelos mordedores. O seu uso em excesso pode deixar os dentes “tortos” e prejudicar a mastigação, a deglutição (ato de engolir), a fala, a respiração e o crescimento da face.

- Bebês e crianças, principalmente durante o primeiro ano de vida, podem ter um tipo de cárie que evolui muito depressa e pode atingir vários dentes de uma só vez, destruindo-os rapidamente.

- É necessário fazer a higiene após a mamada noturna, quando for mamadeira.

- Também, deve-se evitar acrescentar açúcar ou achocolatado no leite, chá, suco ou água. O leite de vaca, líquido ou em pó, tem açúcar natural e não precisa ser adoçado.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Sharon Bregalda - buco-maxilo-facial do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste - Diretora técnica - Katia Bugs - CRM 10375



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook