Começaram a ser instalados os novos radares fixos nas
rodovias federais de Santa Catarina. Eles estão de volta depois de mais de um
ano fora de operação por falta de contrato. Com a ausência do monitoramento,
aumentou o número de mortes nas estradas catarinenses.
Ao todo, neste novo momento, serão 161 equipamentos divididos em dois
lotes de licitação, com empresas diferentes responsáveis pela implantação.
As rodovias BR-101 e BR-116 não entram na lista porque são trechos
concessionados, com responsabilidade de implantação do monitoramento por parte
da concessionária. A administração dos contratos é do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit-SC). Até esta terça-feira, 12 dos radares
já estavam em operação.
Outros 76 foram instalados até o momento, mas não começaram a fiscalizar
por necessidade de aferição e ajustes finais. Os demais 83 equipamentos vão ser
colocados em operação até o ano que vem.
Pelo cronograma do Dnit, há previsão de colocação de radares em agosto,
setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020. No primeiro semestre de 2021
ainda vão restar 20 deles para serem instalados.
O maior número ficará na BR-282, que também é a rodovia mais extensa de
SC. Ela corta o Estado, começando em Florianópolis até o Extremo-Oeste
catarinense. A velocidade máxima de cada equipamento varia conforme o trecho.
Em abril de 2019 o governo federal suspendeu a instalação de novos radares
fixos nas rodovias e, em 15 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro pediu a
suspensão do uso de radares móveis por parte da Polícia Rodoviária Federal.
Depois, uma decisão judicial mandou o governo retomar a fiscalização.
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