Acadêmico de Psicologia relata suas experiências durante intercâmbio em Portugal

07/05/2020 - 20h27

O acadêmico de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, Guido Gohlke, está realizando intercâmbio na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal.  Guido deve ficar até o dia 30 de junho no país, escrevendo um novo capítulo da sua trajetória acadêmica. Ele diz que as experiências e conhecimentos adquiridos serão importantes para a sua vida pessoal e profissional. "Agora posso ver o quanto o mundo é grande e o quanto eu ainda tenho o que descobrir", salienta Guido.

As experiências proporcionadas pelo intercâmbio mostram que o conhecimento não tem fronteiras. Entre as várias aprendizagens, durante esse período, Guido destaca a integração com estudantes de diversas nacionalidades. "Tive contato com pessoas da China, Grécia, Itália, Romênia, Lituânia e de outros países. Neste momento, vejo a importância de falar inglês para interagir com as pessoas a partir de um idioma comum", observa o acadêmico.

Com a pandemia da Covid-19, a rotina de Guido mudou e ele precisou se adaptar. Antes, ele se deslocava quase todos os dias para a Universidade e, no final de semana, aproveitava para conhecer outras cidades de Portugal. No dia 9 de março, a Universidade do Minho suspendeu as aulas presenciais, pois um estudante tinha contraído o vírus. Agora, Guido tem aulas a distância e permanece a maior parte do tempo no apartamento, em que divide com mais três pessoas de Braga.

Guido está cursando as seguintes disciplinas: Avaliação e Intervenção Psicoeducacional II; Avaliação e Intervenção Social, Comunitária e Organizacional II; Investigação em Psicologia Aplicada; Psicologia Criminal e do Ofensor; Psicologia e Diversidade.

Antes do isolamento social, ele teve a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos portugueses. Guido diz que o lugar mais "incrível" que teve o privilégio de conhecer foi a Serra da Estrela, localizada em um dos pontos com maior altitude de Portugal. Nesse lugar, ele teve a oportunidade de pisar pela primeira vez na neve. Além disso, participou de um tuor pelos pontos históricos da cidade de Guimarrães, onde pôde observar castelos, ruínas e casas antigas. A maioria das construções dessas cidades possui influência no Império Romano. O acadêmico espera conhecer outros locais quando terminar o decreto de estado de emergência. 

Novas experiências para a vida

Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o intercâmbio é um momento de experienciar e vivenciar aprendizados e conhecimentos em outro país; estabelecer relações interpessoais; conhecer culturas diferentes e outras formas de fazer Psicologia. "Vejo o despertar do acadêmico ao sair de casa e se deparar com outros jeitos, outras subjetividades e outras maneiras de visualizar as pessoas e o mundo", detalha a professora.

Lisandra observa que, neste momento de pandemia, o Guido está enfrentando dois desafios: estar fora de casa e em distanciamento social. "A Covid-19 já é considerada a 'doença da solidão'. Viver esta solidão, longe do seu país e das pessoas que ama, é aprender a se relacionar consigo e como desenvolver afetos estando longe de casa",  salienta a professora.

A professora acrescenta que o intercâmbio também abre portas na vida profissional, uma vez que o acadêmico tem contato com profissionais de vários lugares do mundo. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook