Aumento do número de casos e de morte pela Covid preocupam autoridades da região
Comite Regional pede que as pessoas tenham mas cuidado e atentem às medidas básicas de prevenção

O aumento de testagem da população para a doença será aumentada no Extremo Oeste de SC

O aumento de testagem da população para a doença será aumentada no Extremo Oeste de SC

01/12/2020 - 14h28

O comitê regional de crise do coronavírus se reuniu nesta segunda-feira para avaliar o estágio da pandemia do coronavírus no Extremo Oeste de Santa Catarina. Durante reunião, os secretários municipais de saúde, médicos e representantes de diversos setores da saúde, analisaram o avanço da doença. 

De acordo com a coordenadora do colegiado de secretários de saúde da Ameosc, Débora Prevedelo, apesar da região ser uma das três em bandeira laranja no estado, a situação é de preocupação. Ela citou que os indicadores da pandemia pioraram na região. "Os números de casos e de mortes provocadas pela Covid aumentaram", colocou. 

Além disso, conforme descreveu Débora, também houve aumento das taxas de transmissibilidade e de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso. Por isso a coordenadora comentou que as pessoas precisam redobrar os cuidados para evitar que o quadro se agrave ainda mais.

A chance da região passar para a classificação de risco gravíssimo de contágio por coronavírus é muito alta. Segundo Débaora Prevedelo, existe uma grande chance do Extremo Oeste entrar em bandeira vermelha a partir desta quarta-feira, quando ocorre a atualização do mapa de risco do estado. 

Os dois indicadores que mais aumentaram na região foram a taxa de transmissão do vírus e o número de novos casos. Outro dado preocupante é o número de mortes que chegou a 71 nesta semana nas regiões da Ameosc e da Amerios. O comitê regional está preocupado com a falta de cuidado das pessoas para com as medidas básicas de prevenção.

Entre algumas recomendações para enfrentar o aumento da transmissão e dos novos casos de Covid-19 na região, estão o aumento de testagem da população para a doença e a criação de espaços específicos para o atendimento de pacientes respiratórios nos postos municipais de saúde e outros locais de atendimento das pessoas. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook