Chapecó confirma três variantes do coronavírus em circulação

15/04/2021 - 14h00

A Rede CIEVS – Vigilância, Alerta e Resposta em Emergências em Saúde Pública do estado de Santa Catarina emitiu, nesta quinta-feira (15), uma notificação ao município de Chapecó sobre a transmissão comunitária de três variantes do coronavírus.

Na última semana, o CIEVS estadual comunicou a Vigilância Epidemiológica sobre o resultado de exames de sequenciamento genético de 12 pacientes de Chapecó com a presença de três variantes diferentes: P1, P2 e N9. Três casos são importados e nove são autóctones. Quando se trata de casos autóctones, temos um indicativo de circulação comunitária.

Foi realizada investigação epidemiológica para identificar possíveis contatos e início da cadeia de transmissão. É orientada a divulgação de alerta às equipes e população sobre a situação, pois o risco de aumento da transmissibilidade com a presença das variantes é grande, mesmo para aqueles que já tiveram a doença.

A variante P1 foi identificada sendo originária de Manaus, a P2 do Rio de Janeiro e agora a N9, cuja linhagem foi caracterizada por conter uma mutação na proteína S do novo coronavírus, conhecida de E484K, que também é encontrada em outras variantes com grande disseminação no planeta. A alteração havia sido detectada em 35 amostras coletadas entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021 em dez estados do Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do país.

O CIEVS informa que é necessário redobrar os cuidados de prevenção como uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, ventilação dos ambientes e testagem e isolamento dos casos identificados.

A Prefeitura de Chapecó realizará uma transmissão ao vivo às 18h desta quinta-feira em sua página oficial no Facebook e deve informar a população sobre a circulação das novas cepas e as orientações e medidas que devem ser tomadas.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook