Hospital Regional Terezinha Gaio Basso alerta para ausência de pacientes em consultas e exames médicos
Só nos dois primeiros meses do ano, 1.888 pacientes faltaram a consultas e exames agendados no ambulatório de especialidades médicas do HRTGB.

imagem ilustrativa/divulgação

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24/03/2022 - 09h43

No mês de fevereiro estavam agendados 7.397 atendimentos - entre consultas e exames, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé. Destes, quase 900 não puderam ser realizados porque os pacientes não compareceram.

A falta a consultas ou exames acaba fazendo com que a fila de espera do SUS não avance, o que prejudica milhares de usuários do sistema. O horário não pode ser utilizado para outras consultas por quem não está cadastrado no SISREG - Sistema de Regulação. “Então, quem falta acaba tirando o lugar de outra pessoa que pode estar precisando. Além disso, toda a equipe  mobilizada fica ociosa, porque precisamos mobilizar profissionais médicos e toda área de apoio,  para atender os pacientes”, alerta a responsável dos Serviços Ambulatoriais, Ariana Silva.

Outra questão importante para que o paciente possa realizar os exames no dia agendado, é fazer a preparação que o exame exige. “Quando o profissional do posto de saúde informa a data, ele entrega também recomendações que o paciente precisa seguir um dia antes do exame.  Caso o paciente não esteja apto, ele volta para o fim da fila”. 

Ariana pede a compreensão e o apoio da população. “Se, por algum motivo, a pessoa não precisa mais do atendimento, é necessário ir até a Secretaria de Saúde do município e pedir o cancelamento. Isso vale para consultas, exames e cirurgias”. É preciso que a população tenha consciência de que existem outros pacientes na fila e que as possíveis faltas devem ser comunicadas com antecedência”.

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  • Jornal Regional



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