Júpiter e Saturno se alinharão em dezembro como no século 13
Entre os dias 16 e 21, os dois planetas estarão alinhados de tal maneira que parecerá um planeta "duplo", além de estarem tão próximos como em 1226.

25/11/2020 - 16h00

De acordo com informações da agência espanhola, BBC News Mundo, entre os dias 16 e 21 de dezembro, uma grande parte dos habitantes da Terra vão conseguir observar um fenômeno que não ocorria pelo menos desde 1623 – ou, segundo alguns astrônomos, desde o século 13.

Segundo os especialistas, o episódio é conhecido como a “grande conjunção” de Júpiter e Saturno.

Durante esses dias, especialmente no período da noite, os dois planetas estarão alinhados de tal maneira que parecerá um planeta “duplo”.

“Depois de meses de aproximação lenta, em 21 de dezembro, que coincide com o solstício de inverno, Júpiter e Saturno se reunirão em uma espetacular grande conjunção”, disse Hernando Guarín, professor de Astronomia da Universidade del Valle, na Colômbia, e diretor da Rede Colombiana de Astronomia.

Desse modo, a noite de 21 de dezembro pode ser um verdadeiro presente de Natal antecipado para os fãs de astronomia.

Fenômeno raro

Segundo Guarín, esse alinhamento e a possibilidade de vê-lo da Terra são excepcionais por conta do próprio movimento dos três planetas. “A Terra leva um ano para dar volta no Sol; Júpiter leva 12 anos e Saturno, 30 anos”, explica. “Isso torna difícil que o fenômeno aconteça com regularidade.”

Embora o alinhamento ocorra aproximadamente a cada duas décadas,  Patrick Hartigan, astrônomo da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, explica que essa conjunção “será excepcionalmente rara devido a quão próximos os planetas estarão entre si”.

Uma conjunção com os planetas próximos entre si ocorreu em 16 de julho de 1623, mas Hartigan acha que o que vai acontecer em dezembro tem paralelo com um fenômeno ainda mais antigo.

“Seria preciso retroceder até antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento mais próximo entre esses planetas visível no céu noturno”, diz.

Passado 21 de dezembro, “aqueles que preferirem esperar e ver Júpiter e Saturno tão perto e mais acima no céu noturno terão que aguardar até 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla não fará aparição semelhante até depois de 2400”, diz ele.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook