Pela primeira vez em SC, duas mulheres assumem comando de batalhões de bombeiros militar

Major Elis (à esquerda) e Major Priscila Casagrande assumirão o comando de batalhões – Foto: CBMSC/Divulgação

Major Elis (à esquerda) e Major Priscila Casagrande assumirão o comando de batalhões – Foto: CBMSC/Divulgação

11/06/2022 - 23h49

Pela primeira vez na história, Santa Catarina terá duas mulheres no comando de Batalhões de Bombeiros Militar. Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), as duas, que são da mesma turma do CFO (Curso de Formação de Oficiais), já foram pioneiras ao assumirem cargos de subcomandantes, em 2020.

O acontecimento histórico ocorre justamente no mês em que o CBMSC comemora 19 anos de emancipação da corporação, que até 2003, pertencia à Polícia Militar de Santa Catarina. A data é celebrada na próxima segunda-feira (13).

Pioneira da região Oeste

A major Gauana Elis Pozzan Ecco, que no dia 13 será promovida ao posto de tenente-coronel, está no subcomando do 6º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), com sede em Chapecó, e será a nova comandante do 14º BBM, com sede em Xanxerê, a partir do dia 21.

A Major Elis ingressou no CBMSC em 2006. Ao se formar, em 2009, retornou para Chapecó e permaneceu até 2011.

De 2011 a início de 2017 trabalhou em Florianópolis, no 1º BBM, com sede na Capital e na Casa Militar do governo do Estado. Em 2017 voltou a trabalhar no 6º BBM, atuando como comandante da 1ª Companhia do 6ºBBM e como gestora de Segurança Contra Incêndios.

“Foi com muita alegria que recebi a indicação do comandante geral para assumir o comando do 14º Batalhão. Para mim, é motivo de muito orgulho e muita honra até porque nunca tivemos uma mulher como comandante de batalhão no CBMSC. O desafio vai ser grande, as responsabilidades também, mas o empenho e a dedicação também serão. Junto com a equipe tenho certeza que faremos um excelente trabalho”, disse a major Elis.

Pioneira do Litoral

A major Priscila Casagrande é subcomandante do 7º BBM, com sede em Itajaí e passará ao comando do mesmo batalhão, a partir desta sexta-feira (10). A major ingressou no CBMSC em 2006.

Após a conclusão do curso, em 2009, atuou na área do 7º BBM. Depois, na Capital, trabalhou na Diretoria de Pessoal do CBMSC; no comando do corpo de alunos do CFNP (Colégio Feliciano Nunes Pires); na Gerência do SAMU, junto a Secretaria de Estado da Saúde, além do Estado Maior-Geral, último local em que esteve antes de retornar ao 7º BBM.

Também foi comandante da 3º Companhia, em Rio do Sul, que na época pertencia ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

“Será um desafio extremamente importante, do qual sinto muito orgulho e honra pela alta qualidade da equipe do 7º Batalhão e também pela possibilidade de que outras bombeiras militares também possam realizar essa função”, afirmou a major Priscila.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ND+



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook