Quatro planetas estão visíveis no céu de SC em julho; confira datas e horários

TASS/Getty Images

TASS/Getty Images

05/07/2021 - 16h46

Julho promete compensar o céu do mês anterior, que foi pobre em fenômenos astronômicos. Com a ajuda do inverno, cujas condições propiciam a melhor vista para o céu, poderemos observar planetas, conjunção dos astros e meteoros.

Conforme Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA (Grupo de Estudos de Astronomia), do Planetário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o espetáculo maior fica por conta dos planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, todos eles visíveis a olho nu.

A estação ajuda a ver os fenômenos. O clima frio e a menor influência dos vapores úmidos contribuem para um céu com menos nuvens. “O inverno tem o céu mais bonito, voltado para o centro da galáxia. O acúmulo de objetos é enorme – aglomerados, globulares, nuvens de hidrogênio, constelações maravilhosas. É a melhor época”, explica Stotz.

No céu catarinense também desfilarão os planetas Urânio e Netuno,  mas que apenas serão vistos com bons telescópios. Mercúrio também aparecerá por um curto período antes do amanhecer, mas terá sua imagem ofuscado pelo sol.

Como e onde ver os planetas

Todos os planetas abaixo estarão visíveis durante todo o mês de julho. Os detalhes são de Stotz.

Marte: o planeta vermelho está visível assim que escurecer, até às 19h30. Ela está entre as constelações de Câncer e Leão. Deve-se olhar para a direção Oeste, onde o sol se põem. Em Florianópolis, uma sugestão é ir ao topo do Morro da Cruz, aconselha Stotz.

Vênus: deve seguir as mesmas regras utilizadas para ver Marte, uma vez que os dois estão “próximos”. Ele ficará visível até às 19h30. “É o astro mais brilhante do horizonte Oeste. Quando ver uma estrela fortíssima, pode ser saber que não é estrela, mas sim o planeta Vênus”, afirma o professor.

Júpiter: já o brilho no horizonte leste fica por conta de Júpiter, o astro característico pela cor branca. A partir das 21h30, o planeta se mostrará na constelação de Aquário. Stotz sugere a praia do Moçambique como um dos locais para vê-lo.

Saturno: o planeta amarelo aparecerá por volta das 20h, na constelação de Capricórnio, ao leste.

Conjunção

Por conta do número de planetas visíveis, também poderemos contar com conjunção entre os planetas. Isso ocorre quando é possível vê-los próximos. Entretanto essa proximidade é apenas do nosso ponto de vista – eles cabem numa mesma fotografia, mas estão longe.

11 ao dia 14 de julho: conjunção de Vênus e Marte. No dia 12, a lua estará entre os dois. “Vai ser possível fotografar Vênus, Marte e a lua juntos”, detalha o professor. O fenômeno é visível no fim da tarde.

21 ao dia 24 de julho:  Vênus e Marte estarão próximos a estrela Regulus – a estrela mais forte da constelação de Leão. “Como os planetas estão deixando Câncer e se aproximando de Leão, eles ‘entram’ próximos a essa estrela”.

Outros fenômenos

No dia 5 de julho, a Terra está no ponto mais afastado do Sol. Há também três chuvas de meteoro previstas para os dias 29 e 30 de julho. Segundo Stotz, não costumam ser grandes. Mas podem surpreender.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook