Título de eleitor pode ser emitido ou regularizado online; confira o passo a passo
O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, mas título de eleitor pode ser emitido a partir dos 15 anos.

Título de eleitor pode ser solicitado online com preenchimento de algumas informações – Foto: Divulgação/TSE

Título de eleitor pode ser solicitado online com preenchimento de algumas informações – Foto: Divulgação/TSE

20/04/2022 - 11h25

O título de eleitor é essencial não só para exercer o direito de exercer a democracia nas ruas, votando nos candidatos que te representem, mas também para outras ações como ingressar em Universidades ou em serviços públicos. Em 2022, o prazo para regularização vai até 4 de maio.

O passo a passo para emitir ou regularizar é simples e pode ser feito presencialmente, em cartórios do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) , ou no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Podem emitir o documento aqueles que completarão 16 anos até próximos da eleição. O voto é obrigatório a partir dos 18 até os 70 anos de idade.

Documentos para solicitação online

Antes de ir até os portais virtuais de regularização, é importante separar alguns itens: comprovante de residência, foto de frente e verso do documento de identificação e selfie segurando o mesmo registro de identificação. Homens a partir dos 18 até 45 anos também devem enviar certificado de quitação eleitoral.

Estes itens serão solicitados para assegurar a identidade do pedido e comprovar o local onde o eleitor reside. Caso os documentos não estejam legíveis nos arquivos enviados, o pedido pode ser recusado pelo TSE. Na página do TSE, será solicitado informações como o contato do eleitor, o nome completo, o local de votação e se ele deseja ser mesário voluntário.

Todo o processo de solicitação online não dura mais do que 20 minutos. Após solicitado, o TSE avaliará os documentos e, dentro de poucas semanas, um servidor entrará em contato por e-mail para confirmar o processo. O novo título é digital e pode ser acessado pelo e-título.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook