Alison dos Santos conquista o bronze e encerra tabu de 33 anos do atletismo brasileiro

Foto: Ulrik Pedersen/NurPhoto

Foto: Ulrik Pedersen/NurPhoto

02/08/2021 - 23h15

Alison Brendom Alves dos Santos quebrou um tabu longevo nesta terça-feira nas Olimpíadas de Tóquio. Com o bronze nos 400m com barreiras, ele se tornou o primeiro brasileiro a ir ao pódio em uma prova individual de pista do atletismo olímpico desde a prata de Joaquim Cruz nos 800m e o bronze de Robson Caetano nos 200m no Jogos de Seul, em 1988.

Desde então, o país só conseguiu medalhas em provas de equipe (os revezamentos 4x100m masculino e feminino) e no campo (Maurren Maggi e Thiago Braz). A história da medalha histórica de "Piu", como Alison é mais conhecido, veio depois de uma jornada improvável.

Ascensão meteórica

Nascido em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, ele teve uma ascensão meteórica no atletismo. Começou a praticá-lo em 2014, com 14 anos, e com 16 já competia entre adultos em eventos nacionais nos 400m com obstáculos e nos 400m rasos.

Dois anos mais tarde, a maioridade lhe deu também autonomia de voo. Passou a disputar torneios internacionais e se dar muito bem, obrigado. A partir de 2019, despontou de vez nos 400m com barreiras. Naquela temporada, foi ouro na distância na Universíade de Napoli e no Pan de Lima, e também foi sétimo colocado no Campeonato Mundial de Doha.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • GE



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook