Neve em novembro? Especialistas explicam o motivo para o possível fenômeno em SC
Conforme a Defesa Civil, a partir da noite de domingo (30) e ao longo da segunda-feira (31), um avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil traz temporais isolados e chuva intensa.

Foto: Divulgação/Adriano Pereira/ND

Foto: Divulgação/Adriano Pereira/ND

25/10/2022 - 18h57

Após dias com temperaturas elevadas em Santa Catarina, trazendo uma sensação de verão fora de época, o tempo promete mudar na segunda-feira (31) e trazer novamente o frio para o Estado. Segundo um alerta emitido pela Defesa Civil, o avanço de uma massa de ar frio e seco, de origem polar, deve derrubar as temperaturas.

A meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, informa que a explicação para esse fenômeno está relacionada à influência da La Niña que permanece ativa e agindo em regiões abaixo da linha do equador e interfere nas temperaturas, contribuindo para fenômenos extremos.

O meteorologista Piter Scheuer também acredita que a influência esteja relacionada com a La Niña. Peter ainda ressalta, que a atmosfera busca estar sempre em equilíbrio, como tivemos verão fora de época em julho, por exemplo, essa influência talvez seja percebida agora em novembro.

Conforme a Defesa Civil, a partir da noite de domingo (30) e ao longo da segunda-feira (31), um avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil traz temporais isolados e chuva intensa em todas as regiões do Estado.

Após a passagem desta frente fria, uma intensa massa de ar frio e seca de origem polar avança pela região Sul do país e provoca um declínio acentuado das temperaturas na segunda-feira.

Neve em novembro?

Ainda de acordo com Gilsânia, existe a possibilidade de chuva congelada e neve na região do Planalto Sul de Santa Catarina, mas como a previsibilidade para períodos extensos é de menor confiabilidade, a meteorologista indica, acompanhar diariamente os boletins da previsão do tempo.

A grande preocupação, segundo Gilsânia Cruz, é para a ocorrência de geadas no Planalto Sul e Oeste, segundo ela, poderá interferir na agricultura do Estado. Muitos produtores vão aguardar a passagem desta instabilidade no clima para retomar suas lavouras.

Segundo boletim da Epagri/Ciram, essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana nessa época do ano. Na estação meteorológica de São Joaquim, de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5 °C registrado em novembro de 1992.

E como ficam as temperaturas?

As temperaturas na madrugada e amanhecer devem ser próximo ou abaixo de 5 °C entre a Serra e o Grande Oeste de Santa Catarina. Com a combinação das baixas temperaturas e a alta umidade, contribuindo com a possibilidade de precipitação invernal na Serra.

As baixas temperaturas ocorrem nos amanheceres entre terça-feira (1) e sábado (5), com o frio mais intenso sendo registrado nas manhãs de terça e quinta-feira (3).

Nestes dias as temperaturas mínimas oscilam entre -2 °C e -4 °C na Serra, entre 0 °C e 5 °C na região do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e na região da Grande Florianópolis Serrana. E entre 6 e 11 °C nas regiões do litoral.

Além das manhãs frias, as tardes devem contar com temperaturas amenas principalmente entre a segunda e terça-feira. Neste dias, as temperaturas máximas não ultrapassam 11 °C entre os Planaltos e meio Oeste, no Extremo Oeste, em torno de 15 °C e na região do Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí oscilam entre 15 e 18 °C.

Outro alerta da Defesa Civil, é para a condição dos ventos, que sopra na direção Sul de maneira intensa, principalmente entre segunda e terça-feira, aumentando a sensação de frio durante esta instabilidade.

A Defesa Civil aconselha a sempre acompanhar as atualizações e renovações dos boletins meteorológicos.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook