Nas regiões que estão em laranja no mapa o risco é considerado alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos – Foto: Defesa Civil/Divulgação
Maior parte das regiões de Santa Catarina está em alerta laranja e deve registrar grande volume de chuva nesta quarta-feira (4). O Estado segue com risco de alagamentos e enxurradas. Duas cidades de Santa Catarina registram o maior acumulado de chuva nas últimas horas, somente em 6h choveu 118 mm em Tangará e 112 em Curitibanos.
As regiões do Extremo Oeste, Oeste, parte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí estão em alerta laranja, onde o risco é considerado alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, conforme alerta da Defesa Civil. Já nas áreas em amarelo o risco é considerado moderado.
O órgão estadual destaca que a chuva volumosa deve atingir todas as regiões, por conta da atuação de uma frente fria em Santa Catarina.
Além da chuva intensa, o Estado deve registrar ventania e o mar deve ficar agitado. As rajadas de vento podem variar de 60 e 80 km/h, ao longo do dia. O órgão destaca que o risco para ocorrências relacionadas a ventania é considerado moderado a pontualmente alto.
No Litoral Sul as ondas do mar devem ficar entre 2 e 2,5 metros de altura, com picos de 3 metros em alto mar. Já da Grande Florianópolis ao Litoral Norte as ondas devem atingir picos de 2,5 metros de altura.
Chuva causa danos em SC
A chuva e os temporais já causam impactos em Santa Catarina. Em Ibiam, no Meio-Oeste do Estado, os bombeiros foram chamados para auxiliar famílias que ficaram ilhadas. O município registrou pontos de alagamentos.
A cidade de Curitibanos também registrou alagamentos. Pelo menos seis casas foram invadidas pela água. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, casas foram destelhadas, ruas ficaram alagadas e algumas crateras foram registradas pelas ruas do município.
Acompanhando a situação das chuvas em Santa Catarina, a Defesa Civil afirmou ter um plano Estadual de Contingência para atuar em casos de emergência.
>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook