Tempestade deixa rastro de estragos no Oeste de SC e fenômeno é investigado

Foto: Defesa Civil/Reprodução

Foto: Defesa Civil/Reprodução

30/01/2023 - 09h32

Uma intensa tempestade atingiu municípios do Oeste de Santa Catarina neste domingo (29). Foram registrados danos em infraestrutura, destelhamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. O município de Abelardo Luz foi o mais atingido.

O coordenador da Defesa Civil, da Regional Xanxerê, Luciano Peri informou que o vendaval foi registrado por volta das 15h30. Os principais danos foram em telhadas de residências, queda de árvores e danos na fiação elétrica.

Os bairros de Abelardo Luz mais afetados foram o bairro Aparecida, Santa Luzia, Alvorada e Centro, onde haviam sido atendidas cerca de 30 residências até o final do dia de domingo. Foram distribuídos cerca de 1.000 m² de lona.

Na manhã desta segunda-feira (30), a equipe da Defesa Civil visita o município para um levantamento mais detalhado do que aconteceu. Serão apurados, com base nos dados, quais os possíveis fenômenos que atingiram o município. A hipótese, segundo a Defesa Civil, é de que tenha sido uma microexplosão.

Já no município de Ipuaçu, por volta das 15h, duas casas foram destelhadas, uma na linha Vista Alegre, outra na Aldeia Pinhalzinho. No local foram distribuídos 80 m² de lona.

Semana terá instabilidade no tempo

A semana terá aberturas de sol com predomínio de tempo encoberto em Santa Catarina e até previsão de granizo. A previsão é da Defesa Civil do Estado, que traz também as temperaturas por região.

Segundo a pasta, a segunda-feira (30) inicia com tempo nublado e aparições de sol de manhã, mas segue com tempo instável e com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas, que se intensificam entre a tarde e à noite, principalmente no oeste do estado e em áreas de divisa com o Paraná, com risco moderado para ocorrências associadas.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook