75% dos soropositivos de Santa Catarina são homens

01/02/2020 - 13h41

Nos últimos 5 anos, Santa Catarina registrou uma média anual de mais de 1800 novos casos de infecção por HIV. Os dados mais recentes, apontam que entre os meses de janeiro e outubro de 2018, foram notificados 1.703 novos casos de infecção por HIV em Santa Catarina. No mesmo período do ano passado, este número foi de 1.648. A faixa etária mais acometida é de jovens adultos, com idades entre 15 e 34 anos. Os homens é a maioria, representando 75% do total de casos. De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Eduardo Campos Melo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), de uma forma geral, trazem uma condição de prejuízo à saúde muito grande.

“Não só diretamente, com o surgimento de manifestações clínicas, como feridas, secreções, com muita dor, desconforto; pode provocar abortamentos, pode provocar má formação fetal, de uma série de complicações advindas dessas infecções, assim como a principal delas, em termos de impacto, que é o HIV. Então há uma situação grave, uma situação ainda bastante séria no Estado e no país; e isso faz com que precisemos tomar todos os cuidados com a nossa autopreservação.”

O preservativo é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatite.

“É importante usar camisinha, mas não só a camisinha... encontrar outras formas de prevenção, como a testagem, a imunização para outras infecções, como a hepatite, o HPV. Então é um olhar mais amplo de cuidados.”

Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas contaminadas, faça o teste anti-HIV. Além disso, a retirada gratuita de camisinhas nas unidades de saúde é um direito seu; por isso, não devem ser impostas quaisquer barreiras ou condições para que você as obtenha. Retire quantos preservativos masculinos ou femininos você julgar que necessite. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja dessas ISTs e de outras, como HIV e Hepatites. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/ist.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook