Abertura de fronteira com a Argentina gera expectativa para economia catarinense
Segundo Facisc, decisão do governo vizinho é "marco importante" para a retomada pós-pandemia da Covid-19.

Foto: Luiz Carlos Gnoatto/Divulgação

Foto: Luiz Carlos Gnoatto/Divulgação

30/09/2021 - 07h33

A abertura da fronteira entre o Brasil e a Argentina, nesta sexta-feira (1º) é “marco importante para a retomada da economia”, do turismo e da competitividade catarinense, segundo a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), que reúne mais 35 mil empresas e 148 associações empresariais.

“A abertura fará com que a economia volte a girar”, comemora o diretor de comércio exterior Volmir Marcos Voltolini, que destaca ainda o impacto positivo para o setor turístico, um dos mais afetados desde o início da pandemia da Covid-19.

Voltolini, que é de Dionísio Cerqueira, também ressalta a questão social.  “Famílias inteiras ficaram afastadas porque as fronteiras estavam fechadas. Será um momento de reencontro”, diz.

A abertura da fronteira também traz de volta, de acordo com ele, o turismo de compras, dentro da cota permitida – com desestímulo ao contrabando que cresceu muito neste período de fronteiras fechadas. “Muitos buscaram essa linha para levar produtos para dentro do país de forma ilegal”, lembra.

O anúncio de abertura de fronteiras foi feito pelo governo argentino nesta terça-feira (21). A ministra da Saúde, Carla Vizotti, também informou que o país deixará de exigir o uso de máscaras em espaços abertos sem aglomeração de pessoas e outras medidas de flexibilização de regras sanitárias. As medidas foram tomadas em função do avanço da vacinação e da queda na média de contágios diários.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook