Acadêmicos de Agronomia se destacam em estágios e são contratados por empresas de diversos lugares do País

17/02/2020 - 18h50

Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha estão se destacando, durante os estágios, e sendo contratados logo após concluir o curso. O engenheiro agrônomo, Daniel Kist, realizou o seu estágio, no ano passado, na empresa Tropical Melhoramento & Genética, localizada no município de Cambé (PR), e foi contratado. "Com o estágio, tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos na área de melhoramento de plantas e assim ingressar na empresa. Atualmente, trabalho na área de fitopatologia, auxiliando no desenvolvimento de novas variedades de soja, resistentes a doenças. O curso me proporcionou excelentes conhecimentos", salienta o diplomado da Unoesc São José do Cedro, Daniel Kist.

O estágio também abriu as portas do mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo, Adriano Possato. Atualmente, Adriano trabalha na Fazenda Santo Antônio, localizada no município de Maracajú (MS). A Fazenda se destaca por trabalhar com tecnologia de ponta e virou notícia no programa Globo Rural. Ele explica que a Fazenda possibilita atuar em várias áreas, tais como: regulagem de equipamentos, aplicação de agroquímicos, monitoramento de lavouras e agricultura de precisão. "Sem o estágio talvez não estaria trabalhando na área. O curso também contribuiu, gerando conhecimentos teóricos e práticos, para eu concluir a graduação capacitado para o mercado", avalia o diplomado da Unoesc São José do Cedro, Adriano Possato.

Outro profissional que viu no estágio uma oportunidade para iniciar a carreira de engenheiro agrônomo foi o diplomado de Agronomia da Unoesc Maravilha, Lucas Biasoli. Hoje, ele trabalha em Sorriso (MT), no Grupo Colorado, que é composto por cinco fazendas. O seu dia a dia como engenheiro agrônomo consiste em fazer o monitoramento de área e acompanhamento de aplicações, plantio e colheita. "O curso proporcionou um bom embasamento teórico e prático, o que é fundamental para um profissional dessa área", resume Biasoli.

Oportunidade para se destacar no mercado de trabalho

Segundo o coordenador do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, doutor Alceu Cericato, o estágio é uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. "Por meio dele, os acadêmicos adquirem conhecimentos e têm uma ideia de como será a atuação profissional. Já as empresas podem conhecer e avaliar os futuros profissionais, contratando aqueles que se enquadram no perfil exigido pela empresa", avalia o professor.

A coordenadora de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, doutora Claudia Klein, reforça que o estágio consolida toda a aprendizagem do acadêmico, durante a graduação, e é uma oportunidade ímpar para se inserir no mercado de trabalho. Ela ressalta que novas oportunidades estão surgindo. "Nos últimos anos, estão aumentando as vagas para engenheiros agrônomos, especialmente nos Estados, onde novas fronteiras agrícolas têm sido exploradas", destaca a professora.

Claudia acrescenta que a Agricultura de Precisão tem crescido exponencialmente com o objetivo de facilitar o manejo das lavouras e a rotina do produtor rural. Além disso, a área de insumos agrícolas tem gerado muita inovação. A produção orgânica sustentável também merece destaque, uma vez que o consumidor está buscando conhecer a origem do alimento.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook