ACATS comemora a passagem de seus 49 anos de fundação

16/02/2021 - 13h15

Neste dia 17 de fevereiro, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) registra a passagem dos seus 49 anos. No ano que antecede a comemoração do seu cinquentenário, a Entidade reforça sua atuação institucional em defesa do segmento supermercadista catarinense. Atualmente são mais de 1.400 empresas associadas de um setor que emprega mais de 80 mil profissionais em todo o Estado, um dos maiores geradores de oportunidades de trabalho de Santa Catarina.

A ACATS foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1972 nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, região central de Joinville. Pedro Bencz foi eleito por aclamação como o primeiro presidente.  A preocupação com o crescimento do setor através do aprimoramento da mão de obra das lojas de supermercados, intercâmbio com centros maiores, atuação regionalizada, representação econômica e defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas, sempre foram, desde o início, os objetivos da Associação.

Pouco depois de sua fundação, a sede da entidade foi transferida para a Capital, Florianópolis, onde funcionou em instalações próprias no Centro Executivo Joana de Gusmão até o ano de 2002 e depois no Centro Empresarial Florianópolis até 2018. A partir de dezembro de 2018 a Entidade instalou-se em seu novo e atual endereço, no bairro Estreito, na Capital, ocupando o quarto andar do Centro Empresarial ACATS/FACISC.

Atualmente, a ACATS desenvolve seu papel de representante institucional do setor, além de executar um calendário de ações e iniciativas focadas nas necessidades das empresas associadas com sua estrutura totalmente readaptada mediante as restrições impostas pela Pandemia.  O principal evento do calendário de atividades é a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper), em sua 33ª. edição e que em 2020 por causa da Pandemia teve uma edição on-line.

Uma as prioridades da ACATS é o trabalho de qualificação e requalificação profissional de todas as categorias que atuam nas empresas do varejo supermercadista catarinense, com mais de 14 mil participantes anuais nas diferentes atividades.

A Entidade também se mantém  próxima de todos os órgãos que atuam na regulação desta atividade, desenvolvendo um relacionamento harmônico e produtivo na defesa dos pleitos do setor.

- Na comemoração de seus 49 anos a ACATS demonstra ser uma Entidade madura e que conquistou respaldo junto a associados e também às autoridades. Registramos nosso reconhecimento a todas as gestões de Diretorias e Conselhos que nos antecederam até aqui, as quais atuaram dentro do que preconiza o associativismo para, de forma voluntária, trabalhar pelo fortalecimento da representatividade do setor supermercadista em nosso Estado – afirma o Presidente da ACATS, Francisco Crestani.

Para o dirigente, a ACATS vem se modernizando continuamente e encarando sempre novos desafios, como este de se ajustar diante das dificuldades impostas pela Pandemia.

- Continuamos a crescer, mas é certo que teremos que cada vez mais nos reinventar com novas soluções e novos produtos para atendimento das expectativas dos supermercados associados. E no aspecto operacional, o nosso setor é um dos que mais rápido se atualiza, continua a ser um dos maiores empregadores de SC e também potencial gerador de impostos. O setor supermercadista de SC deve se orgulhar disso.

No plano conjuntural, em 2020 o segmento registrou um desempenho positivo próximo a 10% em Santa Catarina. O último dado de faturamento nacional do setor foi de R$ 378 bilhões (2019), conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o que equivale a cerca de 5% do PIB brasileiro. Santa Catarina tem atualmente cerca de 7,5% da fatia nacional.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook