Ações para programa de inclusão de surdos têm início em São Miguel do Oeste

19/09/2019 - 11h04

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Oeste iniciou nesta terça-feira (17) uma das ações do programa “Incluir para Crescer – Humanizar para Desenvolver”, voltado à inclusão de surdos. Um grupo de professores teve aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) durante o dia todo, no Salão Nobre da Prefeitura. O curso será oportunizado gradativamente a todos os profissionais da rede municipal de ensino.

Na próxima semana, segundo o secretário Paulo Drumm, também terá início outra ação do programa, com aulas de Libras para uma turma de alunos do pré-escolar. As capacitações são viabilizadas por meio de parceria entre o Município e a APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos), que atende a cerca de 100 alunos em São Miguel do Oeste.

“Estamos confeccionando, ainda, identificações em Libras para serem colocadas junto às escritas tradicionais de todos os espaços públicos municipais, e está em fase de elaboração, pela APAS, um Dicionário Municipal de Libras que iremos publicar, contendo todas as especificidades desta linguagem no âmbito local e regional”, explica o secretário. “Muito se fala em inclusão, e nós estamos saindo da teoria para a prática”, complementa Drumm.

O prefeito, Wilson Trevisan, participou da abertura do curso desta terça-feira, e disse que o Município é parceiro para realizar ações que promovam a verdadeira inclusão das pessoas no dia a dia da socidade.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook